Política
Publicado em 05/12/2024, às 22h44 Gabriela Domingos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, com a maior honraria brasileira: a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. A homenagem aconteceu nesta quinta-feira (5) e Lula exaltou a trajetória do ex-chefe de Estado.
“Essa medalha estou entregando a Pepe Mujica não pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser companheiro”, disse Lula.
O petista se emocionou na homenagem: “A gente não escolhe irmão. A gente não escolhe sequer a mãe. Mas um companheiro a gente escolhe”, pontuou.
Mujica, que foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, agradeceu a homenagem. “Eu agradeço, querido. Não sou um homem de prêmios e medalhas. Sou um homem do povo. Obrigado por termos nos encontrado nessa caminhada”, falou o ex-presidente.
Durante o encontro, que aconteceu na Chácara Mujica-Topolansky, na região metropolitana de Montevidéu, Lula falou sobre a importância do retorno do Brasil ao cenário internacional e citou os diversos encontros que teve com chefes de Estado e de Governo entre 2023 e 2024.
Além disso, o presidente brasileiro destacou que o Brasil receberá em 2025 a COP30, conferência climática que acontecerá em Belém, e também a cúpula do BRICS.
Lula está no Uruguai para a Cúpula do Mercosul que acontece nesta sexta-feira (6).
Classificação Indicativa: Livre
Top dos Tops
Bom e Barato
Limpeza inteligente
Qualidade DELL
Café perfeito