Economia & Mercado

Mercado: Descubra qual é a área que mais contrata mulheres no mundo

Divulgação / Freepik
Contratação na área dentro de grandes empresas mundiais aumentou 20%  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 15/03/2024, às 08h47 - Atualizado às 09h01


FacebookTwitterWhatsApp

Embora o setor de logística ainda seja predominantemente masculino, de acordo com um estudo publicado na Transport Logistic, a contratação de mulheres em toda a cadeia logística dentro de grandes empresas mundiais aumentou 20%.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Esse avanço já reflete na porcentagem de mulheres que trabalham no setor. Em 2020, houve uma alta de 229% no volume de contratação do sexo feminino em áreas da logística do planeta, de acordo com pesquisa divulgada pela plataforma de recrutamento Gupy. Isso indica que a presença das mulheres no mercado de transporte está se consolidando, seja em áreas estratégicas ou operacionais. 

Empresas como Overhaul,  Scala Logística, Petrymar Transportes, Nova Era Transportes Especiais, Raça Transportes, eSales e Mônaco Gestão em Documentação de Frotas estão entre as que amis contratam profissionais do sexo feminino no país.

Algumas dessas companhias alcançaram crescimento de 121% no número de mulheres compondo o quadro de funcionários nos últimos quatro anos.

Segundo Priscila Palumbo, gerente de Recursos Humanos Sênior da Overhaul no Brasil, desde 2020 as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço na empresa, para se ter uma ideia, há quatro anos o grupo contava apenas com 19% de mulheres no quadro de colaboradores, hoje são 42%. 

“O setor da cadeia de suprimentos vem adotando as medidas necessárias para uma maior presença feminina. A empresa é um exemplo disso e, temos investido em treinamentos, palestras e ações para promoção da diversidade, qualificação e desenvolvimento”.

Desde 2021, a Raça Transportes tem apostado na contratação de mulheres. Em uma entrevista, o CEO da empresa, Faiçal Murad Filho, disse: “São ótimas profissionais, cuidadosas com os veículos, caprichosas na limpeza e manutenção e têm muita preocupação com a segurança nas estradas”.

"As mulheres têm se mostrado cada vez mais qualificadas, por isso, estão conquistando mercados antes majoritariamente masculinos e se destacando. Aqui na empresa, por exemplo, quase metade da liderança é feminina, concluiu Palumbo”.  

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp