Economia & Mercado

Mercado: Hiperautomação segue como tendência crescente em 2024; entenda

Divulgação / Freepik
Automação e IA estão moldando a hiperautomação no mundo inteiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 16/03/2024, às 17h04 - Atualizado às 17h07


FacebookTwitterWhatsApp

A transformação digital promoveu inúmeras mudanças de comportamento e nos processos internos de todos os tipos de negócios.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

“Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, atividades que outrora demandavam tempo e um contingente maior de colaboradores, passaram a ser realizadas de forma automatizada, por meio de máquinas - robótica - e software - RPA, ERP - com Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. A isso chamamos de automação. Já a “hiperautomação” cria uma estratégia corporativa de automação dentro da área de negócio e da TI nas empresas”, explica Ana Lúcia dos Santos, Channel Business Development Manager (gestora de Desenvolvimento Comercial) da Ninecon. 

Segundo definição da empresa de consultoria Gartner, a hiperautomação é uma abordagem disciplinada e orientada para os negócios que as organizações usam para identificar, examinar e automatizar rapidamente o maior número possível de processos de negócios de TI. 

Mas quais são as vantagens em se investir em hiperautomação? De acordo com Ana Lúcia, as novas gerações são cada vez mais intransigentes e sempre questionam quanto a trabalharem com sistemas e aplicações mais intuitivas e automatizadas. Isso se deveu muito ao impulsionamento da transformação digital nas companhias por conta do isolamento no período da pandemia do Covid -19 e da então adoção do modelo de trabalho remoto ou híbrido. É preciso trabalhar de forma mais eficiente, com menor custo e mais produtividade. 

Nesse ponto, a hiperautomação permite liberar a mão de obra humana para o desempenho de atividades mais nobres e que não podem ser substituídas por uma solução tecnológica, como criatividade, inovação e a tomada de decisões estratégicas. Tarefas manuais exaustivas e repetitivas, que poderiam levar inclusive a casos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), podem ser desempenhadas por máquinas operadas por softwares com IA. Isso torna as empresas mais ágeis e adaptáveis às mudanças do mercado, permitindo respostas mais rápidas às demandas dos clientes e às tendências emergentes. Além disso, colabora para impulsionar a inovação contínua dentro das organizações. 

“Com a adoção de soluções de gestão avançadas, é possível automatizar uma ampla gama de processos, com aumento da eficiência operacional e diminuição de gastos.. Os sistemas automatizados são consistentes e precisos, resultando em maior qualidade de entrega de produtos e serviços e menor índice de falhas humanas”, explica a gestora. 

A especialista na área ressalta  que: “ a outra vantagem competitiva é que a hiperautomação permite lidar com grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente. Com as ferramentas certas de análise de dados, as empresas podem obter insights valiosos, e que levam a tomadas de decisão mais assertivas, baseadas em dados precisos”. 

Na sua visão, a automatização de processos críticos faz com que as empresas possam aumentar a sua resiliência e garantam a continuidade do negócio, mesmo em tempos de interrupções não previstas, como pandemias e desastres naturais. 

“Automação, IA e Machine Learning estão moldando a hiperautomação no mundo inteiro, e seguem como uma forte tendência para 2024. Todo esse aprendizado só foi alcançado ao longo do tempo, com o acúmulo e análise das experiências vividas pelas organizações”, finaliza.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp