Economia & Mercado

Ministério da Mulher e a Fecomércio-BA fazem parceria para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade

Divulgação Fecomércio-BA
"Nossa meta principal é qualificá-las com foco na projeção econômica, pois temos 45% dos lares brasileiros chefiados por mulheres"  |   Bnews - Divulgação Divulgação Fecomércio-BA

Publicado em 28/09/2022, às 23h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, juntamente com o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, assinaram um protocolo de intenções nesta quarta-feira (28), com o intuito de viabilizar a inclusão produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade no Estado.

“Esse ato é o primeiro passo para que a gente chegue até as mulheres que mais precisam. Nossa meta principal é qualificá-las com foco na projeção econômica, pois temos 45% dos lares brasileiros chefiados por mulheres, daí a importância de atender rapidamente essa demanda principalmente em um contexto de pós pandemia”, disse a ministra Cristiane Britto.

O protocolo de intenções ocorre no âmbito da iniciativa Qualifica Mulher, que estimula ações de promoção à autonomia econômica da mulher e forma uma rede de parcerias com o poder público federal, estadual, distrital e municipal, entidades e instituições privadas. O objetivo do programa é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres.

O presidente Kelsor Fernandes demonstrou entusiasmo com a parceria. “Nos colocamos à disposição em favor das mulheres baianas. O ministério pode contar com as entidades do nosso Sistema, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)”, assegurou.

Emprega + Mulheres – A ministra também anunciou aos diretores da Fecomércio-BA e a imprensa a Lei nº 14.457 sancionada este mês. A iniciativa denominada “Emprega + Mulheres” estimula a empregabilidade e implementa benefícios trabalhistas como flexibilidade na jornada de trabalho, paridade salarial e qualificação profissional para o público feminino.

A lei altera, em favor das mulheres, diversos artigos trabalhistas, entre eles a prioridade para qualificação de mulheres vítimas de violência e a ampliação dos valores disponíveis para empréstimos para mulheres empreendedoras e trabalhadoras informais no Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital). Nesse sentido, outras alterações podem ser encontradas na atualização publicada: flexibilização do regime de trabalho para mães e pais; qualificação em áreas estratégicas a fim de estimular a ascensão profissional; apoio na volta ao trabalho após a licença-maternidade; adoção do benefício auxílio-creche; prevenção ao assédio e à violência no ambiente de trabalho, entre outras medidas.

Ainda durante os compromissos na capital baiana, a ministra Cristiane Britto, acompanhada da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Ana Munhoz dos Reis, visitou as obras da Casa da Mulher Brasileira, que será a primeira do estado da Bahia.

A unidade de Salvador terá 3.670 m² e contará com serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. Essa formatação é disponibilizada para capitais, exceto as que tiverem população inferior a um milhão de habitantes. A casa também vai receber cursos de capacitação para as mulheres em situação de vulnerabilidade.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp