Economia & Mercado

Negra, nordestina e lésbica: Conheça mulher que superou TaylorSwift e é única brasileira entre as 100 mais poderosas do mundo

Divulgação / Banco do Brasil
Mulher em cargo de liderança do Banco do Brasil ocupa ranking pelo segundo ano consecutivo  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Banco do Brasil

Publicado em 14/12/2024, às 11h21   Publicado por Vagner Ferreira



A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, foi a única brasileira a figurar no ranking da Forbes que elenca as 100 mulheres mais poderosas do mundo.

De acordo com informações da Uol, a executiva ocupou a 18ª posição da lista, superando nomes como a cantora pop Taylor Swift e a apresentadora de televisão e empresária Oprah Winfrey. O primeiro lugar ficou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Saiba quem é Tarciana Medeiros

Nascida em Campina Grande, na Paraíba, Tarciana começou a carreira profissional como feirante. Depois, em 2000, passou a atuar como professora, e em 2002, começou a trabalhar na gestão do banco, com funções em diferentes áreas do varejo no âmbito Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. 

Em 2021, ela se tornou diretora na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes. Mais a frente, em janeiro de 2023, passou a assumir o cargo de presidência na empresa. 

Atualmente, Tarciana possui formação em Administração, com pós-graduação em Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão, e representa o setor financeiro do país, junto a CEO do Citi, Jane Fraser, e da presidente do Conselho do Santander, Ana Botín. 

A Forbes avaliou, entre os critérios, a atuação de Tarciana em áreas envolvendo sustentabilidade e captação de recursos internacionais. Na edição anterior, a líder do Banco do Brasil também configurou a lista, ocupando a 24ª posição.

Minha nomeação à presidência foi carregada de simbolismo. Uma mulher negra, paraibana e lésbica ser a primeira presidenta do Banco do Brasil. O simbólico importa. E importa demais", compartilhou no linkedin, segundo informações da Uol.

A presidente ressaltou, em nota, que a colocação, pela segunda vez consecutiva, é fruto de um trabalho em equipe, que pensa em estratégias para ações que transformam vidas, como de comunidades ao redor do Brasil e do mundo.

Espero que ver uma brasileira em um ranking desses seja inspiração para nossas meninas por todos os cantos do País", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp