Economia & Mercado

No cenário econômico brasileiro, aplicativos de e-commerce geram cerca de 1,4 milhão de empregos

Divulgação/Arquivo pessoal GIROSS-Filipe Martins
Mercado de entregas por aplicativos cresce 979,8%, no país  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Arquivo pessoal GIROSS-Filipe Martins

Publicado em 14/07/2023, às 19h20   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

No Brasil, aproximadamente 31% dos 4,4 milhões de profissionais envolvidos no setor de transporte, armazenagem e mercadorias trabalham no mercado de entregas por aplicativos, que cresceu, em 2023, 979,8%. Esse percentual equivale a cerca de 1,4 milhão de indivíduos engajados nesse formato de trabalho flexível.

Os dados fazem parte da mais recente pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em informações fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse tipo de trabalho móvel, que utiliza aplicativos e-commerce, apresenta pontos positivos, como dinamismo na entrega de produtos, mas também evidencia aspectos preocupantes relacionados à atuação no mercado de trabalho.

Nesse contexto, os prestadores de serviço têm buscado, cada vez mais, empresas que mantenham um melhor relacionamento com o motoboy ou motogirl, proporcionando, por exemplo, benefícios como seguro para os profissionais.

De acordo com Vitor Emanuel Caires, co-fundador da Giross, empresa com um dos maiores apps de entregas do país, em função do rápido crescimento do mercado, o foco precisa estar com os entregadores de aplicativos, portanto, o seguro é algo basilar. “Estamos em mais de 230 cidades do Brasil e queremos que os nossos motoboys estejam seguros e tranquilos nesses processos”, explica.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp