Economia & Mercado

Nova regulamentação do e-commerce dificulta logística de vendas on-line; entenda

Divulgação / Canva
Nova regulamentação traz limitações para empresas que operam com logística própria  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Canva
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 13/03/2024, às 08h00 - Atualizado às 08h03


FacebookTwitterWhatsApp

A decisão do Governo de mudar a regulamentação dos serviços de entregas deve afetar todos os operadores logísticos que atuam no e-commerce brasileiro. A proposta está sendo elaborada pelo Ministério das Comunicações, com o objetivo de fortalecer os Correios, empresa estatal que enfrenta problemas de competitividade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

No entanto, a criação de uma nova regulação deve afetar todo o ecossistema logístico, é o que explica Rodrigo Garcia, diretor executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais, startup especializada em gestão de vendas online via marketplaces.

“Essa regulamentação irá beneficiar os Correios, mas deve vir com algumas limitações para quem quer fazer a logística própria. Então, automaticamente, irá dificultar a iniciativa privada de empresas como o Mercado Livre ou Amazon, por exemplo. Até mesmo o serviço fulfillment (conjunto de processos que se dá entre o momento em que o cliente realiza um pedido até a entrega do mesmo em suas mãos), no qual o cliente recebe sua mercadoria no mesmo dia, ou os serviços FBA (Fulfillment By Amazon) e DBA (Delivery By Amazon), da Amazon. Enfim, existem diversos marketplaces que têm logística própria, nos quais a agilidade de recebimento, hoje, é mais eficiente que a dos Correios. Essa regulamentação, então, deve restringir a autonomia deles para o desenvolvimento desse tipo de logística”, diz Garcia.

Marketplace é um modelo de negócio que traz recursos muito úteis para as empresas e marcas que vendem na internet, auxiliando no aumento de vendas

A proposta do Governo Federal é revisar a legislação de serviços postais no Brasil, de 1978, para alterar algumas regras, até então, só se aplicavam à empresa estatal e a partir de então criar um novo marco regulatório que deve atingir todo o setor. Com isso, os Correios terão melhores condições de competir com as concorrentes, que realizam entregas de compras feitas no e-commerce.

“Além de alterar as restrições de transportes de cargas que a empresa estatal possui atualmente, como o envio de plantas, animais e vírus inativos, o que tornaria o mercado mais competitivo. Além disso, a ideia também é assegurar padrões de qualidade para as entregas e garantir uma instância de reclamação dos serviços. Essas novas regras serviriam tanto para os Correios, quanto para os operadores privados”, explica Garcia.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp