Economia & Mercado

“O Brasil tem tudo para ser um país de primeiro mundo”, disse Ernesto Haberkorn em evento sobre tecnologia e inovação

Joilson César / Bnews
Evento discute inovação corporativa, inteligência artificial e tendências para segmentos estratégicos  |   Bnews - Divulgação Joilson César / Bnews

Publicado em 05/12/2024, às 10h49 - Atualizado às 12h50   Vagner Ferreira e Yuri Pastori



A primeira edição do Innpulse Forum, que tem como proposta discutir conexões e aprendizados na área de tecnologia, está acontecendo, nesta quinta-feira (5), no Sesc Casa do Comércio, localizado na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. O evento apresenta temas como inovação corporativa, inteligência artificial, inovação aberta, inovação em rede e tendências para segmentos estratégicos. 

A palestra de abertura foi feita pelo co-fundador da TOTVS, Ernesto Haberkorn, que fez uma análise dos governos e avaliou que o Brasil tem potencial para se tornar um país de primeiro mundo. Entretanto, o que impede é o fato de estar sempre em crise. Haberkorn acredita que os empresários precisam estabelecer estratégias para manter suas empresas ativas.

“O Brasil é um país que tem tudo para um dia ser realmente de primeiro mundo, superando os Estados Unidos, a Rússia e a Alemanha, mas vive em crise todo mês, todo semestre. E dá para viver sem elas. A gente vai se virando nas empresas, vai fazendo as coisas funcionarem e vamos, realmente, vencendo essas crises”, disse durante discurso.

Além das empresas, Haberkorn pede para que todos se comprometam com a evolução do país. “Temos que acabar com os problemas que temos aqui, como corrupção, temos que diminuir a pobreza, o desemprego, o racismo, as desigualdades, a violência, as drogas. A justiça tem que ser mais ágil. Enfim, temos muita coisa para consertar e vocês que estão aqui, vocês que são jovens, estudantes, trabalhadores, têm que ajudar esse país a crescer. Cada um tem uma missão, cada um tem o que fazer, então vamos lá. Vocês vão ajudar o Brasil a ser realmente o maior país do mundo”, recomendou. 

O evento vai promover também o Get in the Ring, uma competição mundial realizada em mais de 80 países, em que as startups apresentam projetos para ganhar exposição e conexão com outros players do ecossistema. Ainda, contará com a apresentação de cases globais e tendências em inovação corporativa, além do prêmio Innpulse Bahia.

Além de Haberkorn, o Innpulse Forum vai contar também com o presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Lucas Reis; o cofundador da Vale do Dendê, Paulo Rogério; a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Salvador (SEMDEC), Mila Paes; e a empresária Monique Evelle. 

“O Brasil é um país fantástico, nós ainda vamos ser o maior país do mundo. Tenho certeza disso. Os jovens, principalmente, vão ouvir falar sobre isso”, afirmou Haberkorn.
Em entrevista exclusiva ao BNews, Haberkorn deu algumas dicas para os empresários fazerem uma boa gestão no Brasil. "Seguir a nossa legislação, pagar os nossos impostos, administração correta, formar seus colaboradores, dar oportunidade a seus colaboradores, talvez até colocar eles como sócios, uma participação nos lucros", elencou. O empresário mencionou que fazer fusões também é uma alternativa para enfrentar a concorrência das multinacionais. 
Haberkorn comentou as recentes discussões no Brasil em torno da escala 6x1 e o crescimento do trabalho em home office.
O que está acontecendo mais forte, do que essa questão se vai trabalhar 5 ou 6 dias por semana é que esse movimento de home office está crescendo muito em São Paulo, até São Paulo está passando por um crescimento de novos prédios, porque vai sair uma lei que vai diminuir isso, mas é impressionante como tem vaga, porque as empresas estão fazendo muito home office, então a pessoa tem que ser um funcionário da empresa pensar como dono e fazer do trabalho um lazer, um prazer trabalhando em casa, produzinho sem uma fiscalização direta, mas, realmente, vendo que pra ele se dar bem, para ele ganhar mais ele precisa dar resultado", concluiu.

Assista a entrevista completa com Ernesto Haberkorn:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp