Economia & Mercado

'O que está fazendo é um desserviço à nação': dispara Rui Costa contra presidente do BC

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, defende redução imediata na taxa Selic  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 22/03/2023, às 13h08   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ao defender a redução da taxa Selic. “O que o presidente do BC está fazendo é um desserviço à nação, ao manter os juros altos”. Rui Costa deu a declaração, nesta quarta-feira (22), durante café da manhã com jornalistas.

Ainda segundo Rui, o Comitê de Política Monetária (Copom) não precisa conhecer os detalhes da nova regra fiscal, em discussão nos bastidores do governo, para começar a reduzir os juros. Havia a expectativa de que o detalhamento do novo arcabouço fiscal contribuísse para o início da queda da taxa Selic, hoje em 13,75%.

O ministro alegou que o Copom aplicou uma dose do remédio alta quando a inflação estava em torno de 10%, mas que a conjuntura mudou. Então, não precisa manter essa dose do remédio. Costa afirmou que, se o Copom não começar a baixar hoje a Selic, o governo vai continuar criticando a instituição e o presidente Campos Neto. 

Após o fechamento do mercado financeiro, o Copom vai anunciar a manutenção ou revisão da Selic.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp