Economia & Mercado
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê aumento da oferta de vagas de empregos temporários na principal data comemorativa do varejo, o Natal.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!
Com a expectativa de aumento de 5,6% nas vendas, em comparação ao ano passado, a estimativa é de contratação de 108,5 mil trabalhadores temporários, a maior oferta desde o mesmo período de 2013, quando foram abertas 115,5 mil vagas.
O otimismo se baseia em aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista, registrados mensalmente por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que o cenário é promissor para o varejo brasileiro este ano. “Além do aumento das vendas, o sentimento de confiança também está relacionado à recuperação econômica e às melhores condições de consumo, proporcionando oportunidades significativas para os trabalhadores temporários neste período festivo”, diz Tadros.
Os setores de hiper e supermercados lideram as contratações, oferecendo 45,47 mil vagas, seguidos pelo ramo de vestuário, com 25,17 mil; utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil; livrarias e papelarias, com 9,31 mil; e móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas.
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Mota, afirmou ao BNews Economia & Mercado que a expectativa para Salvador segue a tendência positiva do País: "A nossa expectativa é de crescimento de 50% da contratação temporária para o último período de 2023 em relação a 2022".
Mota explicou que alguns fatores influenciam para projeção. "Existem fatores importantes que são a recuperação do crédito pelo consumidor de baixa renda, bem como as oportunidades trazidas com a Black Friday com antecipação de compras pelo consumidor", salientou.
Paulo Mota disse ao BNews que a expectativa é de "contratação acima de 10 mil novos colaboradores", e explica: "A orientação do Sindicato dos Lojistas é que se dê preferência aos filiados, aos comerciários que perderam empregos na pandemia e que queiram voltar, em seguida vem o primeiro emprego". O presidente do Sindilojas também deu uma ótima notícia com relação a possibilidade de efetivação desses funcionários: "[previsão de] efetivação de 20% após o período do Natal".
Classificação Indicativa: Livre