Economia & Mercado

ONS prevê conta de luz sem taxa extra até o fim de 2022

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), menos térmicas serão acionadas  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 11/04/2022, às 19h17 - Atualizado às 19h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de fazer com que o Brasil tenha uma bandeira tarifária verde, a cobrança pelo consumo de energia no país não terá taxa extra até o fim do ano de 2022. De acordo com o diretor-presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi não há expectativa de acionar as usinas termelétricas fora da chamada ordem do mérito até o fim do ano. Atualmente, o país utiliza a chamada bandeira Escassez Hídrica, que acrescenta à conta de luz um custo de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Leia mais:
Famílias de baixa renda terão redução automática na conta de luz

A taxa criada no ano passado e cobrada pelo país no momento tem como finalidade compensar os custos maiores das usinas térmicas que acabaram entrando em operação devido aos baixos volumes dos reservatórios das hidrelétricas. Paralelo a isso, sabe-se que a energia térmica, além de poluente, acaba pesando mais no bolso do consumidor.

Conforme anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), na última semana, a bandeira tarifária que ficaria vigente até 31 de abril terminará no dia 16 de abril e será substituída pela bandeira verde com um alívio de cerca de 20% nas contas de luz.

Embora o chefe do Executivo já tenha determinado a mudança, de acordo com especialistas, sem a sobretaxa, a redução no valor da conta de luz será menor que o prometido por Bolsonaro. Além disso, os estudiosos apontam que a medida anunciada pelo presidente deve durar pouco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp