Economia & Mercado

Paciente em estado grave é levado à UTI por impasse entre seguradora e empresa de home care; entenda

Divulgação / Agência Brasil
Mãe relata desgates emocionais por descaso enfrentado pelo filho; ele está em estado grave  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Agência Brasil
Vagner Ferreira

por Vagner Ferreira

Publicado em 07/07/2025, às 10h17 - Atualizado às 11h39



Uma guerra entre a seguradora Sul América e a empresa especializada em serviços de home care, o Grupo Huzzo, gerou irregularidades nos pedidos de reembolsos de 78 beneficiários, afetando, inclusive, pacientes em estado grave. 

Um desses pacientes, segundo informações do portal Metrópoles, foi Gabriel Pereira Gauna, de 10 anos, filho da analista administrativa de RH, Tamires Gauna da Silva, de 31 anos. A mãe relatou que um atendimento em estilo home care foi interrompido e o menino – que necessita de acompanhamento constante devido a uma parada cardíaca que deixou sequelas quando ainda era prematuro – teve que ser transferido para um centro de UTI em um hospital da zona sul paulistana. 

Vale ressaltar que Gabriel passa grande parte do tempo em uma cama, respira por aparelhos via traqueostomia, é alimentado por procedimento de abertura estomacal e, caso precise ser transportado, é solicitada uma ambulância com UTI. Ainda, é acompanhado por técnicas de enfermagem durante todo o dia; passa por fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, e recebe visita médica semanalmente.

Com a mudança da seguradora, a mãe disse ter entrado em contato com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para pedir a substituição, o que não ocorreu até o dia 16 de maio, data em que o menino foi levado à UTI de um hospital e ficou até 3 de junho. Na volta para casa, ele passou a ser assistido por uma credenciada da Sul América. 

No entanto, a mãe afirma que está insatisfeita. “O Gabriel precisa de fraldas de dois modelos, mas só tem um tipo”, diz. “ E eu recebia sete pacotes mensais de gaze (usada no filtro da traqueostomia), por exemplo, e estão me mandando um, mas o Gabriel tem muitas secreções”, disse. 

A reportagem tentou contato com a SulAmérica para obter um posicionamento em relação ao caso, mas não teve retorno até o exato momento.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)