Economia & Mercado

'Parabéns aos envolvidos', escreve diretor da Americanas em email sobre fraude

Divulgação
CPI investiga rombo bilionário na Americanas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/06/2023, às 19h11   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o rombo da Americanas, realizada na tarde desta terça-feira (13), foi exposta uma troca de emails apresentada pelo atual CEO, Leonardo Pereira, que mostra que diretores da varejista comemoraram a aceitação, pelo Itaú, de uma carta com as explicações sobre demonstrações financeiras que escondiam as maquiagens contábeis. As informações são do O Globo.

Em 19 de setembro de 2017, o diretor financeiro Fábio Abrate escreveu "Parabéns aos envolvidos", após uma longa troca de mensagens em que se discutiu o uso do termo "risco sacado" na carta que os bancos enviavam à auditoria da varejista com explicações sobre as operações financeiras que possuíam com a empresa.

Nas mensagens, Abrate comemorava o fato de que o banco Itaú aceitou a nova redação da carta, em que a expressão "risco sacado" tinha sido substituída por "risco emitido".

De acordo com os emails, a modificação foi uma sugestão do Itaú, segundo o funcionário da área financeira Felipe Rodrigues. "O Itaú propôs a suavização do termo 'sacado', substituindo-o por 'emitido'."

Segundo comunicado divulgado na manhã desta terça, as principais fraudes cometidas no balanço podem somar R$ 45,9 bilhões.

Durante a CPI, o CEO mostrou documentos de junho de 2017 em um slide, em que o então diretor e lojas físicas, logística e tecnologia da Americanas, Thimoteo Barros, já tinha cobrado Fabio Abrate a respeito por WhatsApp: "Fabio, como estamos com os bancos para retirar das cartas a info das operações com fornecedores." E completa: "Vida/Morte para nós".

Após o episódio, Abrade escreveu um email para vários destinatários. "O Itaú acaba de informar que aprovou a redação abaixo. Parabéns a todos o envolvidos". Em seguida, ele transcreveu o trecho do texto em que não consta a expressão "risco sacado" e complementa: "Agora é assinarmos o contrato, fecharmos a parte sistêmica e estarmos prontos a voltar a operar".

Na audiência, Leonardo Pereira, presidente da Americanas, se desfez da versão apresentada em janeiro, de que o que havia no balanço eram "inconsistências contábeis". Ele afirmou que as evidências reunidas pela investigação interna da empresa eram de fraude, e que os diretores sob investigação estão sendo demitidos nesta terça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp