Economia & Mercado

Preço da carne deve cair mais de 10% até o final do ano

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
No relatório anterior, a estimativa era de queda muito menor  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 07/06/2023, às 09h39


FacebookTwitterWhatsApp

O preço da carne vendida ao consumidor no Brasil deve despencar ainda mais, segundo as projeções. O movimento é um efeito direto da queda no preço do boi gordo no exterior, que deve ser parcialmente repassado ao mercado interno.

Uma nova projeção da equipe da corretora Ativa Investimentos estima que as carnes devem chegar a dezembro de 2023 com queda de 11,4% no preço medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal índice inflacionário.

No relatório anterior, a estimativa era de queda muito menor, de 4,4%.

“A demanda está um pouco mais fraca por conta do crescimento global e, além disso, alguns grãos recuaram fortemente. Isso vem encomendando uma trajetória de queda para o boi gordo”, explica Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa, que afirma que o movimento de queda no preço do produtor tem se tornado “mais perene”, e não apenas um cenário esporádico.

“Esse cenário aumenta o potencial repasse para o consumidor final”, explica.

Para os produtores, o preço do boi gordo acumula queda de quase 25% desde maio do ano passado, de acordo com o índice do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP).

O preço da saca de milho também caiu quase 38%, e da soja, em torno de 30% no mesmo período, como o Metrópoles mostrou. O preço dos grãos, usados para alimentar os animais, está diretamente relacionado aos custos das proteínas.

Para o consumidor na ponta, outras proteínas também devem acompanhar a queda da carne bovina, mas em menor grau, como o frango inteiro (projeção de queda de 0,6% no IPCA em 2023) e o frango em pedaços (-5%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp