Economia & Mercado

Preço do arroz tem a maior alta dos últimos 12 meses; confira os números

Divulgação / Freepik
Nos últimos 12 meses, inflação registrada pelo arroz chegou a 24,54%  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 25/01/2024, às 07h58 - Atualizado às 07h59


FacebookTwitterWhatsApp

O arroz, que é um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros, não está acompanhando o ritmo de queda dos preços de outros itens da cesta básica. O seu custo médio, considerando 5kg do artigo, agora, é superior a R$ 25.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre janeiro e dezembro de 2023, a mercadoria acumulou inflação de 24,54% no Brasil. Essas informações foram divulgadas Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Essa é a maior alta de preços do produto em 12 meses desde o período encerrado em agosto de 2021. À época, a variação acumulada era de 32,68%”, segundo reportagem do Uol.

“A alta em 2023 destoa do comportamento dos preços na média da alimentação no domicílio no IPCA. No ano passado, esse subgrupo do índice registrou deflação (queda) de 0,52%. Foi a primeira redução dos preços da alimentação em casa desde 2017, segundo o IBGE”, diz a reportagem.

Ainda de acordo com a matéria do Uol, “os preços do cereal só devem recuar no varejo a partir do aumento da oferta com a colheita da safra 2023/24. Isso, segundo o analista, tende a ser mais sentido pelo consumidor a partir de meados de abril”, revela Evandro Oliveira, consultor da Safras & Mercado e especialista nas culturas de arroz e feijão.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp