Economia & Mercado

Presentes mais procurados no Dia dos Namorados têm aumento em Salvador e RMS; confira os ítens

Paulo M. Azevedo/ BNews
O aumento, no entanto, não teria relação com o Dia dos Namorados, mas sim com o encarecimento das matérias primas e dos custo logístico  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/ BNews

Publicado em 02/06/2023, às 22h21 - Atualizado em 03/06/2023, às 07h04   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia(Fecomércio-BA) mostram que os produtos que costumam ser os mais prourados para presentes no Dia dos Namorados estão com preços mais 'salgados' neste ano, em Salvador e Região Metropolitana.

O levantamento, que utiliza informações do IPCA-15, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), monitorou 24 itens identificando um aumento médio de 8,7%. O produto com registro de maior elevação de preço é o sapato masculino, que está 23,52% mais caro. O que também subiu foram os preços das blusas (20%), bermudas/shorts femininos (18,43%), bijuterias ( 14,64%), maquiagens (22,19%), artigos para pele (16,39%) e para cabelo (14,43%).

Entretanto, “não é por conta do Dia dos Namorados que os preços nesse segmento estão subindo. É um processo que vem desde o ano passado, com o encarecimento das matérias primas e dos custos logísticos”, analisa o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Uma opção para fugir do aumento e recorrer aos produtos que baixaram de preço nos últimos tempo, a exemplo dos eletrônicos. TVs tiveram um recuo médio de 16,92%; notebook, 11,56% e celular, 9,56%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp