Economia & Mercado
Publicado em 13/11/2023, às 14h42 Bernardo Rego e Verônica Macêdo
O ex-governador de Pernambuco e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, pariticipou nesta segunda-feira (13), do evento onde aconteceu o VI Prêmio de Microfinanças e o VIII Prêmio da Agricultura Familiar, que foram entregues no auditório do Sebrae Bahia, no edifício Civil Towers, bairro Costa Azul, em Salvador. Ele salientou que o objetivo desse prêmio é homenagear pessoas que foram beneficiadas com o acesso ao crédito.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp
“O intuito dessas premiações é homenagear pessoas que fizeram diferença nas suas vidas através do acesso ao crédito, então para nós é muito importante que essas histórias se repliquem. O papel do banco é continuar a crescer, chegar até mais pessoas”, disse. Ele salientou que a instituição possui mais de três milhões de clientes e ressaltou que o maior número está na Bahia, o maior estado da região.
De acordo com Câmara, o banco deseja fazer parceria com o governo do estado e com a sociedade civil para que os negócios aconteçam. Ele destacou que o Nordeste possui um papel importante nesse sentido. O Banco do Nordeste, segundo o presidente, atua no agronegócio, no turismo, nas políticas de saneamento através do cred amigo (zona urbana); agro amigo (zona rural).
Urbano
O XVI Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças contempla clientes de microcrédito. O programa urbano, o Crediamigo, vai premiar empreendedores nas categorias Produção e Comercialização, Empreendedorismo Sustentável e Inovação e Tecnologia. Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade dos negócios, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento.
Rural
O VIII Prêmio de Agricultura Familiar, reconhecerá clientes com troféus de Empreendedorismo na Agricultura Familiar, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade. Os ganhadores foram escolhidos segundo critérios como melhoria da produtividade, aumento da capacidade produtiva, ampliação de políticas de comercialização, destaque em aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento.
Classificação Indicativa: Livre