Economia & Mercado
por Vagner Ferreira e Dandara Amorim
Publicado em 03/12/2025, às 08h38 - Atualizado às 12h40
O governador Jerônimo Rodrigues entregou, na manhã desta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em ato realizado na Avenida Paralela. O presidente do Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, esteve no local e comentou sobre os próximos passos do veículo.
“Esses trens sofreram testes estáticos, e a partir de agora, eles vão fazer testes em andamento, que a gente chama de testes dinâmicos. Esse era o trem-tipo e ele sofrerá várias anotações para que seja replicado nos outros trens”, disse ele, ao BNews, ressaltando que está prevista a chegada de outros 39 trens.
"Ao longo de cinco meses, nós vamos fazer vários testes em andamento com o trem, como de bordo computacional, climatização, frenagem, mecânico e toda a atividade que estaticamente sofreu. Agora em movimento, ele vai retornar e vai ser feito o apontamento, porque pode reproduzir falha para os outros”, continuou.
Segundo ele, no segundo semestre de 2026, deverão ser feitas as operações de desembarque com os passageiros de forma assistida. “Ao longo desses testes, vamos fazer visitas guiadas dentro do próprio trem, em que em alguns momentos vão fazer viagem com a própria população, autoridades, pessoal da imprensa para que possa conhecer o equipamento”, concluiu.
Veja vídeo:
Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito