Economia & Mercado
por Lucas Pacheco e Gabriel Santana
Publicado em 28/04/2026, às 17h30
O Grupo Prima realizou a apresentação dos novos resultados da companhia e o seu plano de expansão para a região Sudeste, no Hotel Fasano, no Centro, em Salvador (BA), nesta terça-feira (28), e o presidente da organização, Rúben Escartin destacou a função de revitalização dos Centros Históricos da Bahia e de outras capitais, seria o maior diferencial da empresa.
Clique aqui e inscreva-se no canal do Bnews no YouTube.
Os executivos da organização estiveram presentes no evento para realizar um detalhamento sobre os acordos fechados para o empreendimento Villaggio Jardins. Outro projeto incluído no evento é o financiamento de R$ 188 milhões concedido pelo banco Bradesco, bem como a contratação da Sian Engenharia para realizar as obras de expansão.
A equipe do Bnews esteve presente no evento e conversou com o presidente do Grupo Prima. Ele ressaltou os princípios da empresa e como a sustentabilidade atua de mãos dadas com a ideia de revitalização dos centros históricos. Por ser um mercado tão consolidado como o Sudeste brasileiro, existem muitos desafios.
Eu creio que o diferencial são os princípios da companhia. Nós inspiramos projetos com muita dedicação, muito carinho. Estudamos os cenários de onde queremos desenvolver o projeto, quais foram as necessidades e dentro de um dos princípios de sustentabilidade, de alta qualidade e de prestação de serviços ao máximo para futuros clientes, tentamos adaptar o perfil do cliente que vai comprar este imóvel”.
O principal fator explicado por Escartin é a adaptação. Ele ressalta que é preciso padronizar os imóveis baseados no perfil de cada cliente e em cada região brasileira.
Referente ao plano de revitalização no Centro da capital baiana e as gigantes do sudeste, Escartin explicou que um dos princípios da Prima é manter a produção dos projetos aliada com o meio ambiente sustentável. O presidente da organização ressaltou que cada um dos imóveis construídos pela empresa tem o certificado de sustentabilidade.
Mesmo com toda a questão sustentável, Rubem contou que o mercado imobiliário é incessante e que mesmo com todos os custos, a Prima mantêm o respeito aos Centro Históricos, cultura europeia dos sócios atuam junto para que, atualmente, as cidades tenham a história e memória preservadas através da revitalização realizada.
Confira a entrevista com Rúben Escartin.
Milena Barreto, a Superintendente Sênior de Negócios do Bradesco Corporate, também conversou com a equipe de reportagem do Bnews. Ela abordou como o banco atua com o investimento, além de contar o panorama do mercado imobiliário no Nordeste brasileiro.
Sobre a época pandêmica que causou prejuízos para a área imobiliária, Barreto explica que o setor vem evoluindo de forma geral. Ela aponta que o cenário positivo foi causado pela mudança da legislação, o crescimento das companhias e a atuação dos bancos no financiamento dos projetos.
Sobre os projetos de médio-alto padrão, a Superintendente revela que o Bradesco fez uma avaliação detalhada sobre a viabilidade da construção do Villaggio Jardins, além de destacar que o banco tem o maior Market Share, que é a cota de mercado que o Bradesco tem em relação aos concorrentes para financiar a produção dos imóveis.
Barreto relatou que os projetos de médio e alto padrão realizados pelo Grupo Prima seriam aliados aos realizados pelo Bradesco e por isso, foram apoiados. Ela aponta que o motivo é fundamental para toda a boa aceitação do projeto, além de ressaltar que “a gente não tem medo de cheque grande não”.
Em relação ao comparativo em volumes de negócios e investimentos realizados pelo banco no ano passado, seria muito maior no atual período: mais de 200%. Indo na contramão da premissa de que a região Nordeste é apenas focada em turismo, Milena aponta que o setor imobiliário tem uma atuação muito relevante no mercado.
Os projetos seriam acompanhados em mais de 100 cidades ao redor do Brasil, mas as 10 principais praças do Brasil seria o grande enfoque. Milena relata que o apoio do banco é para imóveis chamados “de primeira residência”, ou seja, para negócios e não para moradias de férias.
Confira a entrevista com Milena Barreto
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito