Economia & Mercado

Quem ainda usa e-mails do Yahoo, BOL e Hotmail precisa ter muito cuidado; saiba por que

Divulgação / Pixabay
Domínios populares e e-mails gratuitos estão mais vulneráveis a hackers  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 06/04/2024, às 16h14 - Atualizado às 16h33


FacebookTwitterWhatsApp

Quem prefere domínios de provedores antigos para abrir contas de e-mails gratuitos, a exemplo Yahoo, BOL e Hotmail, precisa ficar ter ciência dos riscos e recobrar a atenção, pois está mais suscetível a ataques cibernéticos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo estudo da empresa de cibersegurança Think IT, divulgado no jornal O Estado de São Paulo, “vulnerabilidades e ações de hackers podem ser mais comuns em e-mails antigos, principalmente pela grande quantidade de dados armazenados ao longo do tempo”.

Isso significa que as contas estão em situação e desigualdade com relação aos domínios de e-mails mais modernos, que evoluíram no campo tecnológico de proteção de dados.

Isso significa que, atualmente, existem e-mails que já fazem uma verificação automática em arquivos, com o intuito de averiguar se há malwares implantados por hackers, por exemplo. É o que explica, na reportagem, Marcos Parra, diretor comercial de Segurança da Informação da Think IT.

“Nos e-mails mais antigos, não tem como habilitar essa funcionalidade. Além disso, há mais chances de e-mails antigos terem sido alvos de vazamentos – principalmente caso a senha não seja alterada com frequência”, diz.

O diretor comercial da Think IT ressalta na reportagem que, “em 2021, o Yahoo foi hackeado e 3 bilhões de contas foram comprometidas. Pelo mesmo motivo, em 2013, 120 milhões de contas do AOL também ficaram expostas. Em 2022, uma vulnerabilidade no UOL permitiu que hackers acessassem contas de e-mail sem senha. Em 2020, uma falha no Yahoo Mail também foi explorada por hackers”.

Representantes do Yahoo, AOL e UOL, que também administra o BOL, não se manifestaram até o momento sobre o assunto.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp