Economia & Mercado

"Quem possui o iPhone 14, não precisa do 15 porque não justifica a troca", diz especialista

Reprodução/Apple
O iPhone 15 foi lançado recentemete pela empresa norte-americana Apple  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Apple
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 29/09/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

O universo da tecnologia tem algumas peculiaridades e uma delas é a velocidade com que novos dispositivos são lançados no mercado. No ramo de celulares não é diferente, e um dos queridinhos do brasileiro é o iPhone, da marca internacional Apple.

Pensando nesta seara, o BNews procurou um especialista no assunto com o intuito de entender quais modelos são mais recomendados e para quais tipos de usuários. Recentemente, foi lançado o iPhone 15, modelo mais tecnológico da empresa norte-americana e, dessa maneira, surgiu um questionamento: comprar o novo aparelho realmente vale à pena?

O coordenador dos cursos de tecnologia da faculdade Estácio, Edmilton Romão, contou quais são os requisitos primordiais para ter um bom aparelho celular e se de fato vale adquirir o novo modelo da Apple. “O grande desafio dos atuais aparelhos lançados no Brasil é a memória RAM, porque implica diretamente no funcionamento do aparelho. Diante disso, é importante observar que o iPhone 13 possui 4GB de RAM, portanto atende perfeitamente bem a maioria dos usuários”, detalhou.

“É importante destacar ainda que existem perfis de usuários distintos, a exemplo dos jornalistas que utilizam o aparelho de forma profissional, por isso necessitam de um celular com um processador melhor e rápido. No caso específico do iPhone eu indico o modelo 14 que possui 6GB de memória RAM e um processador A 15 bionic”, explicou.

As empresas, segundo Romão, também utilizam uma estratégia de lançar vários modelos em um espaço curto de tempo a fim de provocar a chamada obsolescência programada, quando um produto não tem mais utilidade de maneira proposital. Nesse contexto ele afirmou: “Quem possui o iPhone 14, não precisa do 15 porque não justifica a troca”, pontuou. Segundo o especialista, as mudanças foram muito poucas, fazendo com que o modelo 14 ainda atenda de maneira bastante satisfatória.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp