Economia & Mercado

Receita apresenta novo formato para nome empresarial do MEI

Reprodução Freepik
A mudança fará com que o processo atenda a Lei Geral de proteção de Dados (LGPD)  |   Bnews - Divulgação Reprodução Freepik

Publicado em 27/12/2022, às 13h35   Cadastrado por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

A Receita Federal mudou nesses últimos dias o nome empresarial dos inscritos no Microempreendedor Individual (MEI). A mudança fará com que o processo atenda a Lei Geral de proteção de Dados (LGPD).

Para que a mudança seja efetiva, todos os MEIs cadastrados até 12/12/2022 terão o nome empresarial  atualizado de forma automática para o novo padrão ao acessarem o formulário de alteração cadastral.

Por isso, para que ocorra a mudança do nome empresarial para o novo padrão, os MEIs  inscritos antes desta data deverão acessar o Card "Atualização Cadastral" e atualizar os dados.

O site oficial do Governo exemplificou de forma curta o que mudará após essa efetivação. 

O que muda: 

  •  O Nome Empresarial do MEI  passará a utilizar os 8 dígitos do número CNPJ, separados por pontos, e seguido no Nome Civil ou Nome Social do titular constante da base CPF.
Exemplo: NN.NNN.NNN “Nome do Empresário na base CPF".
  • Ao fazer a finalizar a inscrição de MEI pelo Portal do Empreendedor, o sistema atribuirá automaticamente o Nome Empresarial conforme exemplo acima. Ou seja, será apresentado 8 dígitos do número CNPJ gerado pela inscrição de MEI, seguido do Nome Civil ou Nome Social do titular constante da base CPF.
Obs: O contribuinte terá a opção de optar pelo Nome Civil ou o Nome Social (se constar na base CPF);  Em caso de divergência do Nome Civil ou Social, deverá buscar o atendimento da Receita Federal do Brasil para a devida correção. (inserir link na palavra atendimento direcionando para o endereço: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp