Economia & Mercado

Refinaria de Mataripe, na Bahia, é segunda maior do Brasil e apresenta inovações tecnológicas

Divulgação / Acelen
Refinaria em São Francisco do Conde é uma das três mais importantes da América Latina  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Acelen
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 15/11/2024, às 05h30



A Refinaria de Mataripe chega aos seus 74 anos modernizada, com inovações tecnológicas e é considerada pelo segmento mundial uma das três melhores e mais modernas refinarias da América Latina.

Antes, pertencente à Petrobras, a maior empresa da Bahia foi privatizada em 2021 e passou a ser gerida pela Acelen. A entrada da companhia provocou uma nova configuração no mercado, ainda muito concentrado, e dinamizou o setor. Diante do novo cenário, algumas transformações estão acontecendo a passos largos na unidade de refino.

Hoje, a refinaria é considerada pelo mercado global a 2ª maior do Brasil e também a 2ª maior exportadora da Bahia, responsável por 14% da capacidade total de refino do país, 42% do Nordeste e 80% do Estado, respondendo por 17% do ICMS e 10% do PIB baiano.

Foram investidos mais de R$ 2 bilhões na modernização e recuperação de ativos, com foco na segurança, na automação, com a transformação digital; na eficiência, capacidade e diversidade produtiva; e na redução da pegada ambiental das operações, conquistando melhorias nos índices ambientais, de eficiência hídrica e energética.

O ativo apresenta melhorias em infraestrutura, operação, na produção e socioambientais. Com os investimentos da Acelen, houve aumento da capacidade total de produção de 289 mil barris por dia para 302 mil barris por dia (+4%), atualmente; lançamento de cinco produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1) ampliando o portfólio da empresa para mais de 30 produtos e mais de 83 recordes de produção.

De 2021 até agora, a empresa aumentou em 33% a produção de diesel, 181% em querosene de aviação e 198% em parafinas, levando a Acelen à liderança na produção e comercialização na América Latina.

Hoje, a Refinaria de Mataripe é o segundo maior fornecedor de bunker (combustível marítimo) do Brasil, destinando combustível para Bahia e outras regiões brasileiras através de parceiros da Bahia de Todos os Santos, no Porto de Itaqui (MA) e na Baía de Sepetiba RJ).

Foram gerados empregos com o quadro de trabalho ampliado em 28% de 2021-2024.Segundo o CEO da Acelen - empresa de energia de Mubadala Capital -, Luiz de Mendonça, a Refinaria de Mataripe é uma “jovem de 74 anos” que está em sua melhor forma.

“Nosso complexo industrial passou pelo maior programa de modernização de sua história em sete décadas. Investimos 2.6 vezes mais em nossa gestão do que a média histórica e os resultados demonstram a transformação do ativo e o impacto positivo dos projetos socioambientais na vida das pessoas das comunidades do entorno. Aceleramos com excelência, segurança, responsabilidade e transparência, unindo produtividade a um olhar sustentável”, diz o CEO.

O caminho da transição energética da Acelen começou com a modernização da Refinaria de Mataripe e com a redução de importantes indicadores ambientais. A empresa foi pioneira na pegada zero carbono na logística marítima, com neutralização de duas grandes cargas de petróleo da África.

De dezembro de 2021 a agosto de 2024, a companhia, segundo os gestores, reduziu em 26% o consumo total de água da refinaria, uma economia de 4,7 bilhões de litros, equivalente ao volume usado em uma cidade de 109 mil habitantes.

No mesmo período, houve economia de 11% no consumo energético da refinaria. Essa redução, em um ano, equivale ao consumo residencial de eletricidade de todo o estado de Roraima.

Também foram reduzidas as emissões de gases enviados ao flare e ao meio ambiente em 46% e, de enxofre, em 87%, além de ter gerado menos 30% de resíduos em 2023, quando foram produzidos 18.127,15t, contra 25.704,95t em 2022. Um decréscimo de mais de 7 mil toneladas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp