Economia & Mercado

Saiba por que metade dos brasileiros não consegue se planejar para o futuro

Divulgação / Pixabay
Levantamento revela que mais da metade dos entrevistados não se planeja para o futuro  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 01/01/2024, às 11h46 - Atualizado às 12h42


FacebookTwitterWhatsApp

Faz parte da cultura nacional a dificuldade que os brasileiros têm em se planejar financeiramente para o futuro. Pesquisas realizadas nos últimos anos, conduzidas por diferentes institutos, apontam, de forma recorrente, que homens e mulheres de todas as idades, classes sociais, regiões do país, etnias e formações acadêmicas desejam equilibrar suas contas, organizar seus futuros, mas sempre reclamam de encontrar empecilhos para o rendimento do dinheiro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os principais entraves citados são: fazer despesas de modo que sobre dinheiro; fazer renda suficiente para guardar valores significativos durante o ano; e sempre aparecer uma despesa imprevista.

Diante desses motivos pontuados, observa-se a reclamação de que, para viver, ou melhor, sobreviver, os brasileiros precisam, o tempo todo, driblar os imprevistos e as dificuldades financeiras e encontrar uma forma de chegar ao fim do mês.

Um levantamento feito pela Leve, fintech de educação financeira, mostrou que 52% dos entrevistados não sabem se organizar para realizar metas de longo prazo, pois não detêm conhecimento sobre educação financeira na formação, segundo reportagem do Infomoney.

“Isso é um reflexo da falta de educação de base do brasileiro para entender que, se você ganha R$ 10 mil, precisa gastar R$ 8 mil, pois é preciso economizar para conseguir pagar IPVA, IPTU, por exemplo, daqui a dois meses”, cita, na reportagem, Gustavo Raposo, CEO da fintech Leve, como uma das principais causas.

De acordo com o que o especialista revelou na matéria, esse comportamento é mais acentuado entre os mais jovens do que os brasileiros mais velhos. Na visão dele, a diferença se deve ao período de vivência entre as gerações.

“A geração mais nova viveu num Brasil de pleno emprego e sem inflação alta. Esses jovens não viveram tempos difíceis e não se preocupam tanto com o futuro”, avaliou Gustavo.

Mas o CEO da fintech foi além, ao explicar que a realidade socioeconômica do Brasil acirra a barreira que o brasileiro enfrenta na hora de realizar um planejamento financeiro para o futuro. “O orçamento do brasileiro é muito apertado. Então, é preciso fazer um esforço que não é natural para se organizar”, arrematou.

Outra questão levantada por experts no assunto é a cultura consumista do brasileiro, grande inimigo do equilíbrio do orçamento pessoal. Diante do consumismo, quando aparecem os imprevistos financeiros, como gastos com saúde, os projetos futuros ficam comprometidos.

De acordo com as orientações dadas por especialistas financeiros na reportagem do Infomoney, em primeiro ligar, é necessário que as pessoas relacionem os gastos diários ou mensais essenciais e os separem dos que não são fundamentais. Dessa forma, fica mais fácil poupar. Em seguida, é preciso, com ajuda de um especialista bancário de confiança ver onde é mais adequado investir a quantia mensal poupada.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp