Economia & Mercado

Saiba quanto tempo os brasileiros gastam por dia no celular

Reprodução Freepik
A pesquisa mostra uma tendência dos brasileiros no consumo do universo digital  |   Bnews - Divulgação Reprodução Freepik

Publicado em 11/04/2024, às 19h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Você já se perguntou quanto tempo fica no celular? São tantas redes sociais, notícias e principalmente a extensão da memória humana (com os contatos de amigos, familiares e colegas de trabalho) que, às vezes, nem percebemos que se passaram horas com o smartphone na palma da mão. De acordo com pesquisa da startup do mercado mobile Rocket Lab, os brasileiros passaram 265 bilhões de horas no celular em 2023, ou seja, em uma média de três horas e meia por dia consumidos os conteúdos do universo digital.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os aplicativos que mais interessam a população do Brasil são aqueles que apresentam o entretenimento como foco. Foram 830 milhões de downloads dos 10,2 bilhões registrados. No estudo divulgado esse mercado tem 144,7 milhões de usuários, quase 88% do total do país.

Lembrando que esses dados representam apenas smartphones Android, mais de 80% dos celulares nacionais e, desde 2020, o número dos aparelhos registrados no país é maior do que o de habitantes. Outros campeões no uso do sistema Android são a China e a Índia. 

O país chinês é o primeiro país do ranking, com mais de 953 milhões de usuários de smartphones. Seguido da Índia, localizado na Ásia Meridional, em segundo lugar com 492 milhões, valor quase a metade da China.

E esse consumo dos aplicativos e comportamento dos usuários mostram uma crescente na economia digital, a qual ganha cada vez mais força desde a pandemia da Covid-19, já que os celulares se tornaram uma das principais plataformas de compras das pessoas. 

O número de downloads de aplicativos de ecommerce, por exemplo, cresceu de 40,5 milhões em 2021 para 60,5 milhões em 2023.

Levantamento do Ministério das Comunicações

[Colocar ALT]
Reprocução: Agência Brasil / Foto: Pablo Le Roy/MCom

Diante da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o telefone celular segue como principal equipamento para acesso à internet no Brasil, o que só confirma a tendência econômica apresentada pelo estudo da startup. Segundo os resultados do módulo suplementar “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal”, o aparelho é utilizado em 99,5% dos domicílios com acesso à Internet, atrás do celular aparece a televisão, opção de acesso mais utilizada em 44,4% dos domicílios. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp