Economia & Mercado

Mentorias online ganham cada vez mais espaço no universo corporativo; entenda

Divulgação / Freepik
Mentorias online driblam desafios enfrentados por empreendedores  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 10/04/2024, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

Só os empreendedores sabem os desafios que enfrentam diariamente para ter uma empresa lucrativa, já que uma série de situações e obstáculos surge no meio do caminho. É preciso ter total conhecimento de um modelo de negócio para que as coisas não saiam dos eixos, porém, em alguns casos é necessário que um especialista entre na jogada para analisar questões de gestão estratégica, operacional e financeira, vendas, contratações, divulgação da marca, além do próprio mercado em que a empresa está inserida. É aí que entra a mentoria: presencial e online.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Quando uma empresa não alcança o resultado esperado ou o processo tem andado com muita lentidão é porque algo precisa ser melhorado. É neste caso que entram os mentores, ou seja, pessoas com expertise em um determinado mercado, que orientam alunos por meio de suas próprias experiências.

Hoje, a maioria das empresas contrata esse profissional para tomada de decisões assertivas e até para o crescimento pessoal e profissional, questões comportamentais e de liderança, por exemplo. Outro ponto positivo são os feedbacks, pois a partir daí serão fornecidas orientações que terão impacto direto no desenvolvimento dos negócios.

Segundo Marcelo Politi, especialista em negócios gastronômicos e mentor da Politi Academy, muitos mercados ainda sofrem com a carência de informação, educação e networking, seja nos pequenos ou até nos grandes centros.

“Muitos acabam fechando as portas no caminho, entretanto, a principal causa de quebras e falências não está na inflação, no governo, em guerras fora do país ou qualquer outro fator externo ao negócio e sim no amadorismo e na falta de um modelo de gestão”, esclarece o empresário.

Hoje, empresários de vários nichos já podem contar com essa ajuda, inclusive de forma online. Confira algumas delas:

Mentoria empresarial

G4 Gestão e Estratégia – O programa é voltado para donos de empresas de diferentes tamanhos e segmentos de mercado, que querem levar seus negócios para o próximo nível. Também foi criada para gestores e líderes em posições estratégicas, CEOs e C-levels que querem alavancar os resultados, acelerando o crescimento de empresas ao lado de equipes qualificadas e engajadas.

Entre os principais segmentos estão as áreas de agronegócio, construção civil, tecnologia, entre outros. Os mentorados participam de aulas sobre gestão, estratégias comerciais com fins sustentáveis e modelos de crescimento.

https://g4educacao.com/

Mentoria Social

Raízes Desenvolvimento Sustentável – Um negócio social que desenha e implementa projetos de desenvolvimento territorial e transformação social baseados no empreendedorismo como forma de empoderar grupos vulneráveis e fortalecer a sociobiodiversidade.

Neste modelo de aceleração de negócios os mentorem entendem o empreendedorismo como uma forma de alcançar autonomia, sobretudo para mulheres e populações vulneráveis.

Por isso, um dos principais campos de atuação da Raízes é a modelagem de negócios. A metodologia usada é a Golden Circle, criada pelo especialista em liderança, Simon Sinek, que tem como objetivo melhorar a atuação das empresas no segmento em que elas atuam, por meio da maneira de pensar, agir e comunicar, buscando responder a três perguntas-chave: o quê, como e por quê?

Os perfis participantes podem ser individuais, familiares e até coletivos. Inclusive, a empresa acredita no poder do “fazer coletivamente”, das redes, e muito da atuação acontece com pequenos negócios atuando em conjunto.

https://raizesds.com.br/pt/

Mentoria para donos de bares e restaurantes

Politi Academy – A mentoria comandada pelo empresário Marcelo Politi, responsável por trazer as operações do Hard Rock Café para o Brasil, é focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.

O empresário é responsável por trazer para o Brasil o movimento Acelera Food Nation - evento anual formado pela comunidade da Politi Academy. A imersão que acontece nos dias 04 e 05 de junho, no Teatro Santander, em São Paulo, está em sua terceira edição e espera um público de 800 empresários do setor. O mentor atende mais de 3.000 mentorados.

https://marcelopoliti.com.br/

Mentoria para startups

Abstartups – a plataforma oferece um programa de mentorias individuais em diversas categorias para auxiliar o desenvolvimento das startups, com eventos e programas de desenvolvimento do ecossistema no Brasil.

Os associados Growth e Impact, por exemplo, podem agendar bate-papos de uma hora com especialistas dos mais diversos temas; o Bench360 é um programa de mentoria coletiva, que em cada edição aborda uma área estratégica do mundo de startups; os comitês são oportunidades para troca de experiências, discussão sobre desafios setoriais, representação institucional e contato com poder público/ privado; já o Conexão ABS promove um encontro presencial entre associados impacts, mantenedores e players do ecossistema com objetivo de promover networking assertivo de uma maneira mais descontraída.

https://abstartups.com.br/mentorias/

Mentoria para negócios com resíduos

Mentoria individual de Virapuru – O serviço foca em proporcionar orientação e conhecimento especializado a empreendedores que atuam ou desejam atuar em áreas específicas de negócios sustentáveis, como biogás e reciclagem.

Com a mentoria, o empreendedor pode adquirir habilidades desde o entendimento das regulamentações ambientais até a implementação de práticas sustentáveis e inovadoras.

Empreendimentos no setor de resíduos sólidos têm um papel crucial na promoção de uma economia circular, reduzindo o impacto ambiental e fomentando práticas sustentáveis. Entre os aspectos abordados durante a mentoria estão: análise detalhada do negócio, soluções sob medida, resposta sobre um negócio, acompanhamento contínuo, entre outras.              

https://portalresiduossolidos.com/mentoria-individual/

Mentoria em Turismo

Ritual da Hospitalidade – Para os mentores dessa empresa o segredo está em proporcionar capacitação aos colaboradores, garantindo a evolução de padrões, serviços e, assim, influenciar de forma positiva e direta na experiência do cliente.

Os mentorados aprenderão formas de multiplicar o conhecimento, treinar, engajar e impressionar equipes, além de desenvolver novos talentos e impulsionar carreiras.

O Mentoring é personalizado de acordo com cada negócio. O curso foi criado em cima dos princípios da Metodologoa Onlearning, ou seja, um modelo de aprendizagem disruptivo, orgânico e fluido e tem como diferencial proporcionar de forma prática um ensino diferenciado.

https://www.ritualdahospitalidade.com.br/

Mentoria para advogados

Mentoria CEO ADV – Comandado pela advogada e professora Tatiana Cruz, este programa foi desenvolvido para ajudar advogados e escritórios de advocacia a aumentarem o faturamento, usando técnicas e estratégias de vendas, marketing e negócios, adptadas para a advocacia com respeito às normas éticas da OAB.

São oferecidas técnicas para prospecção de clientes por meio de 10 métodos, precificação de honorários para calcular o valor por hora e gestão do escritório com métodos e ferramentas para gestão operacional, adminstrativa e financeira do escritório.

Além de treinamento de oratório para os primeiros inscritos e Modelos de contratos de prestação de serviços adaptado a LGPD, contrato de parceria, proposta de honorários e fica de atendimento ao cliente.

https://tatianacruz.com.br/mentoria/

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp