Economia & Mercado

Nova cobrança: Buscas com Inteligência Artificial no Google podem deixar de ser gratuitas; entenda

Divulgação / Pawel Czerwinski na Unsplash
Google avalia cobrança através de assinatura premium  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pawel Czerwinski na Unsplash
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 09/04/2024, às 10h48 - Atualizado às 10h59


FacebookTwitterWhatsApp

O Google, multinacional de softwares e serviços online é líder em oferecer aos usuários possibilidades de pesquisas gratuitas, mas isso pode mudar.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com o Financial Times, a companhia está cogitando cobrar pelas buscas feitas pelos navegadores que utilizam ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

Caso isso ocorra, “o plano seria um desvio do modelo de negócios da companhia, que oferece serviços gratuitos baseados na extração de dados dos usuários para a venda de publicidade”, explica a reportagem de o jornal O Estado de São Paulo.

Ainda segundo a matéria do Financial Times, o modelo de cobrança seria aplicado da seguinte forma: “usuários teriam de pagar uma assinatura premium para ter acesso aos novos recursos de pesquisa, que trariam respostas similares ao ChatGPT. Os pagantes continuariam a ver anúncios na ferramenta, tal como os não pagantes, que teriam acesso apenas ao mecanismo de busca tradicional”.

Vale lembrar que, em 2023, o Google lançou para apenas alguns usuários a versão da sua ferramenta de buscas com IA generativa, um tipo de sistema de Inteligência Artificial capaz de gerar texto, imagens ou outras mídias, em resposta a solicitações, em linguagem comum.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp