Economia & Mercado

Salvador ocupa ranking entre maiores valorizações imobiliárias de 2024; veja bairros mais atrativos

Divulgação / Freepik
Dados sobre valorizações imobiliárias foram divulgados pelo Índice FipeZAP do DataZAP  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 30/11/2024, às 16h20   Publicado por Vagner Ferreira



A cidade de Salvador é a terceira capital brasileira com maior valorização imobiliária em 2024, conforme informações do Índice FipeZAP, divulgado pelo DataZAP. A capital baiana registrou 14,18%, ficando atrás apenas de Curitiba, na primeira colocação com 15,46%, e João Pessoa, na segunda posição com 14,57%.

Ao jornal A Tarde, o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi Bahia), Claudio Cunha, apontou que o aumento acontece devido à confiança do brasileiro nessa fonte de investimento. “Os imóveis tiveram uma valorização de 7,22% nos últimos meses, a maior dos últimos 10 anos”, afirma.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Salvador teve acréscimo populacional de 6,25% entre 2022 a 2024, superando a média nacional de 4,70% no mesmo período. O economista especialista em mercado imobiliário e coordenador de crédito imobiliário da MRV, Jason Morais, acredita que a baixa na taxa de juros pode impulsionar o crescimento do setor, além de apontar a mobilidade como uma das consequências da alta.

“São pessoas economicamente ativas que passaram a ter residência na cidade, cujo apelo turístico se reflete na ampliação de plataformas de imóveis de aluguel por temporada, trazendo uma maior demanda por imóveis na capital”, disse.

Outro fator indicado pelo especialista foi o investimento em imóveis residenciais com base na CDI, visto que de janeiro a setembro, esses imóveis tiveram uma alta de 12,3% contra 5,07%.

“Se comparamos com o CDI acumulado até setembro, cujo retorno investido foi de 9,96%, ele também foi superior. Ou seja, na média, se você comprou um imóvel residencial no início de 2024 em Salvador, este teve uma valorização superior a compra de um imóvel comercial e a manutenção de seu dinheiro em uma aplicação financeira razoavelmente segura. A isso se pode somar o potencial de ganho aferido por um aluguel”, explica Morais.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci Bahia), Noel Silva, aponta que o mercado imobiliário de Salvador está despertando o interesse de investidores de outros estados e países. 

Ele destaca Ondina, Piatã, Jaguaribe e Pituba entre os bairros mais atrativos nesse segmento. Imóveis da Graça, Vitória, Horto Florestal e Itaigara estão entre as opções com maiores diversidades de serviços. Outro destaque é para bairros entre a Avenida Tancredo Neves e a Paralela, como Mussurunga, Pernambués, Cajazeiras e Itapuã, além de Stiep e Patamares.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp