Economia & Mercado

Sérgio Rial rebate Miguel Gutierrez e diz que desconhecia situação alarmante das Americanas

Divulgação
Ex-CEO das Americanas enviará documentos à CVM para provar versão  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/03/2023, às 10h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-CEO das Americanas Sérgio Rial tentará provar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que não conhecia a situação alarmante da varejista antes de assumir a posse em janeiro. O depoimento do antecessor no cargo, Miguel Gutierrez, indica que Rial sabia das condições financeiras. Entre as justificativas, o economista tem uma troca de mensagens de WhatsApp entre ele e Gutierrez ocorrida no dia 24 de dezembro.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, durante a conversa Gutierrez pede a Rial para adiar uma reunião em que seriam apresentados ao conselho de administração números da companhia no ano de 2022. Gutierrez alegou que a diretoria precisaria do tempo "para esboçar o fechamento do resultado do ano de 2022".

Assim, a tal reunião foi transferida do dia 26 para 27. A defesa do ex-CEO das Americanas indica que Rial não conhecia os números de 2022 faltando apenas poucos dias para acabar o ano. Sergio Rial, executivo com passagem relâmpago pela Americanas, tornou público um rombo de R$ 20 bilhões em seu balanço financeiro relacionado as Lojas Americanas.

Em postagem no LinkedIn, Rial disse ter decidido renunciar logo depois que identificou os números negativos. “Ser líder não é ser corajoso, mas ser responsável e ético; não é ser herói ou heroína, mas ter a resiliência para defender a verdade e fazer o que é certo”, disse Rial, na postagem.

Experiente, o ex-CEO do Santander, se defendeu do que chamou de “leviandades”. Rial disse que renunciou ao cargo ao descobrir o problema e por entender que a reestruturação pela qual a Americanas deverá passar não está de acordo com os planos de investimento e crescimento que ele tinha ao assumir a empresa.

“Quaisquer especulações ou teorias distintas disso são leviandades. Eu jamais transigiria com a minha biografia”, escreveu o executivo. Rial afirma que está à disposição do conselho de administração da Americanas e dos acionistas de referência para contribuir da forma que for necessária, nas próximas semanas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp