Economia & Mercado

Setor de móveis e eletrodomésticos cresce 5,5% em novembro, aponta pesquisa

Divulgação / Freepik
Após queda no mês anterior, setor volta a mostrar melhor performance  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 14/12/2023, às 12h00   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

A 11ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo apontou um aumento de 5,5% no volume de vendas do setor de móveis e eletrodomésticos, na comparação anual. O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional. 

Entre os seis segmentos analisados, o relatório indicou que quatro deles registraram um aumento anual significativo, com o setor de móveis e eletrodomésticos liderando as estatísticas, com uma alta de 5,5%, seguido por tecidos, vestuário e calçados (2,7%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%) e material de construção (0,2%). Os outros dois que registraram queda foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; (1,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria; (5,6%). 

"Após a surpresa dos dados negativos do mês anterior, os resultados levantados nesta edição revelam uma perspectiva de retomada para o fechamento do ano, que foi impulsionado pelas vendas na Black Friday. A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a um cenário de melhora e estabilidade, mas ainda com cautela. É necessário, principalmente olhando para o ano que vem, que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio", afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli. 

Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas.

Destaques regionais

Doze estados registraram alta na comparação ano contra ano: Tocantins (6,2%), Distrito Federal (6,1%), Pará (6,0%), Espírito Santo (4,8%), Rondônia (3,3%), Mato Grosso do Sul (3,2%), Rio de Janeiro (2,4%), Paraná (2,4%), São Paulo (1%), Minas Gerais (0,7%), Amazonas (0,5%), Roraima (0,3%) e Ceará (0,2%).

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos. Seguem abaixo.

 1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos.

2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

3) Livros, jornais, revistas e papelaria.

4) Móveis e eletrodomésticos.

5) Tecidos, vestuários e calçados.

6) Material de Construção.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp