Economia & Mercado

Startups da Amazônia lançam plataforma pioneira de eletromobilidade; entenda

Divulgação / Freepik
Startups anunciam criação de aplicativo para carregamento de veículos elétricos  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 20/02/2024, às 09h05 - Atualizado às 09h09


FacebookTwitterWhatsApp

A Invest Amazônia Brasil, plataforma de comunicação comprometida em promover o desenvolvimento sustentável na região Amazônica e dar voz a projetos e pessoas que se preocupam com questões voltadas ao meio ambiente, firmou uma parceria com a Kûara Energy, empresa presente no Polo Industrial de Manaus (PIM) para o lançamento de sua ferramenta de gestão e carregamento de veículos elétricos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Esta iniciativa pioneira vai atender à crescente demanda por infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, principalmente na região Norte.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de carros elétricos seguem crescendo no Brasil. Em outubro deste ano, 2.370 veículos da categoria foram comercializados no país. O número ainda representa um aumento de 272% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 636 unidades de carros elétricos foram vendidas.

Na região Norte, Manaus foi a capital que mais vendeu carros elétricos em 2022, chegando a 451 unidades. Ainda de acordo com a ABVE, Manaus aparece na décima segunda posição entre as capitais do país em vendas de carros elétricos no ano passado e a primeira da região Norte, à frente de Belém, que registrou a venda de 340 veículos; Porto Velho (123); Palmas (117); Macapá (63), Boa Vista (50) e Rio Branco (47).

Serviço abrangente e inclusivo

Dada essa oportunidade, a Kûara Energy está posicionada para liderar o setor de eletromobilidade com a sua nova estação de carregamento, projetada para atender a todas as marcas de veículos elétricos, proporcionando uma solução abrangente e inclusiva.

“Oferecemos soluções completas para necessidades do mercado de abastecimento de veículos elétricos, com atendimento presencial em todas as regiões do país, atuando com redes que interligam áreas urbanas”, explicou o gerente de projetos da Kûara Energy, José Kaiser.

Pontos de carregamento

O primeiro ponto de carregamento está localizado na cidade de Manaus. Para utilizar os dispositivos, os condutores têm acesso a um aplicativo intuitivo que permite operações remotas, localização, início e parada do processo de recarga, além do acesso a dados e histórico de uso.

“O usuário que baixar o app terá a possibilidade de carregar o seu veículo em qualquer estação que seja da empresa cadastrada neste aplicativo. No dispositivo, é possível cadastrar o cartão de crédito e realizar a recarga automaticamente”, explica José Kaiser.

Sandro Varanda, engenheiro mecânico e desenvolvedor de negócios para Lite-On Technology, empresa taiwanesa, líder de mercado no fornecimento de soluções optoelectrónicas complexas, explica que o tipo de estações de carregamento varia conforme a necessidade do usuário.

“As estações de carregamento são divididas em simples e complexas, sendo as simples, as que se conectam em casa, só para carregar o veículo, sem necessidade de conexão com a internet e tem os equipamentos inteligentes, que possuem conectividade com a rede de internet”, explicou.

Vendas devem crescer 61% em 2024

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou suas previsões de mercado para carros híbridos e elétricos. Segundo a associação de fabricantes, as vendas destes devem crescer 61% em 2024, passando de 88,8 mil unidades para 142 mil.

A projeção foi feita com base no volume de vendas estimado de 2023, uma vez que o mês de dezembro não está fechado. Assim, as vendas de carros elétricos no próximo ano podem chegar a 24,1 mil exemplares, contra 15,2 mil em 2023. Por sua vez, os híbridos devem contabilizar 117,9 mil unidades – trata-se de um significativo aumento face os 73,6 mil deste ano.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp