Economia & Mercado

Entenda movimento da Petrobras e Mubadala por ações da Braskem

André Motta de Souza/Agência Petrobras
Petrobras deve decidir nas próximas semanas o que fará com suas ações e participações na Braskem  |   Bnews - Divulgação André Motta de Souza/Agência Petrobras

Publicado em 08/05/2023, às 20h15   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

A Petrobras (PETR4) pode trocar ações da Braskem (BRKM5) com o fundo Mubadala, segundo levantamento do Estadão. De acordo com o jornal, a Petrobras deve decidir nas próximas semanas o que fará em relação à sua participação na petroquímica.

A pesquisa também traz que, por direito a tag along (vender ao mesmo preço do controlador), o valor que seria adicionado ao caixa da estatal com uma possível venda da fatia acionária na petroquímica teria um peso relevante no resultado financeiro da Petrobras.

O levantamento ainda acrescente que a contradição de se desfazer de um ativo após suspender todos os desinvestimentos que estavam em andamento levou a companhia a estudar uma possível troca de ações.

"Uma das ideias seria fazer uma parceria com o fundo árabe Mubadala, com quem a comitiva do presidente Lula se reuniu recentemente em Adu Dhabi, com troca de ações da ex-Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, hoje Refinaria de Mataripe, por ações da Braskem."

A Braskem recebeu uma informação complementar da Novonor:

"Prezados, informamos que, após nossa última mensagem a V. Sas., recebemos uma proposta, não vinculante, a qual será avaliada em conjunto com as demais partes interessadas. Manteremos V. Sas. informadas caso haja qualquer evolução material sobre o tema."

Embora não tenha dado detalhes, na última semana foi ventilada a possibilidade de o fundo Mubadala e a gestora Apollo entrarem juntas na aquisição da parte da Braskem detida pela Novonor.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp