Economia & Mercado

Saiba quem é o indicado por Haddad para assumir diretoria de política monetária do BC

Fernando Frazão/Agência Brasil
O indicado atualmente ocupa a Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda e é o “braço direito” do ministro  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 08/05/2023, às 13h34


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (8) que o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, é o seu indicado para ocupar a diretoria política monetária do Banco Central (BC). 

Em entrevista coletiva, Haddad disse ainda que Dario Durigan substituirá Galípolo na secretaria-executiva do Ministério da Fazenda. Já para a diretoria de fiscalização do BC, o indicado foi o servidor da autarquia Ailton Aquino dos Santos. Antes de assumirem os cargos, os dois nomes precisam passar por sabatina no Senado.

"Todo mundo é testemunha do esforço que vem sendo feito no sentido de permitir uma coordenação maior das políticas fiscal e monetária, no sentido de integrar mais e de dar uma perspectiva uniforme para o país, um direcionamento único", disse Haddad.

Caso tenha o nome aprovado pelo Senado, Galípolo fará parte do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Com isso, ele poderá participar dos debates sobre a taxa básica de juros (Selic).

A taxa vem sendo alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista tem dito que a manutenção da Selic em 13,75% ao ano está prejudicando o crescimento do país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp