Economia & Mercado

"Usuário que faz PIX de centavos com frequência pode ter velocidade reduzida", diz especialista; entenda

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Provedores de serviços financeiros podem ajustar velocidade de processamento para usuários específicos  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 25/03/2024, às 09h00 - Atualizado às 09h03


FacebookTwitterWhatsApp

O recente aumento no número de transações via PIX de valores mínimos, como R$ 0,01, tem chamado a atenção das autoridades financeiras e especialistas do setor. Segundo dados do Banco Central, foram 35,3 milhões de transações do tipo em 2023, representando um crescimento significativo de 43% em relação ao ano anterior.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Apesar de ser um valor utilizado para validar dados, muitas dessas transferências têm como finalidade a troca de mensagens e este volume pode causar impactos na eficiência do sistema. Por esta razão, algumas medidas podem ser tomadas pelas instituições, entre elas, a redução da velocidade para determinados usuários. É o que afirma o especialista em tecnologia bancária, Luis Fernando Maluf, consultor da dataRain.

“As instituições têm ferramentas que permitem o monitoramento em tempo real. No caso de mau uso da plataforma para fazer transações de centavos ou memes, os provedores de serviços financeiros contam com recursos e analítica de dados para mapear tais transações e ajustar a velocidade de processamento ao perfil do usuário. Assim, um usuário com um perfil que deteriora o processamento por práticas não adequadas pode ser selecionado para uma velocidade de processamento mais baixa”, detalhou. 

Ele explica que a tecnologia está no centro deste processo, com a nuvem computacional e plataformas de banking-as-a-service (provimento de produtos bancários a terceiros não bancários por meio de ferramentas, definições e protocolos), fornecendo a infraestrutura necessária para o funcionamento do PIX.

No entanto, é essencial garantir a escalabilidade e resiliência do ambiente para lidar com o aumento contínuo da demanda por transações instantâneas e com isso evitar travamentos e panes no sistema.

“A elasticidade e escalabilidade oferecidas pela nuvem são fundamentais para lidar com flutuações repentinas na demanda, mas mesmo assim, transferências constantes de valores mínimos podem afetar a velocidade de processamento” , explicou o especialista.

Para Maluf, a implantação de moedas virtuais, como os Central Bank Digital Currencies (CBDCs), devem revolucionar ainda mais o sistema de pagamentos.

“O volume de operações tokenizadas deve crescer exponencialmente nos próximos cinco anos, com transações transfronteiriças migrando para CBDCs devido à sua interoperabilidade e automação superiores em comparação com os sistemas atuais. Para se ter uma ideia, a expectativa é que o Real Digtal (DREX) alcance 300 milhões de transações por dia e temos tecnologia para isso”, prevê.  

O especialista ainda destaca este momento de “desbancarização” em meio à era da tecnologia, como uma fase com inúmeras oportunidades para inovação e expansão dos serviços financeiros instantâneos.

“A tokenização, smart contracts e CBDCs têm o potencial de criar uma ampla gama de novos serviços financeiros, permitindo que as instituições conquistem novos clientes e mercados em uma era cada vez mais digitalizada e com operações cada vez mais ágeis”, finalizou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp