Economia & Mercado

“Vai surpreender”, afirma presidente da Fecomércio-BA sobre Fórum do Comércio 2023

Beatriz Araújo
Fórum do Comércio 2023 teve início nesta quarta-feira (30), em Salvador  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 30/08/2023, às 18h28


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes, afirmou que a 3ª edição do Fórum do Comércio, realizado nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), em Salvador, irá surpreender. O evento, que este ano traz o tema “Inovar para Transformar”, é uma realização do Sistema Fecomércio-BA juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A cerimônia de abertura do Fórum do Comércio 2023 contou com a participação de nomes como do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) e do prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB).

O fórum

Gratuito, o evento reúne uma série de palestras, oficinas, oportunidades de networking, exposição de startups e momentos de reflexão sobre o futuro dos negócios. O fórum é direcionado aos empreendedores baianos e tem na sua programação temas como inteligência artificial para os pequenos negócios, inovação para o turismo, empreendedorismo feminino, e-commerce, liderança, dentre outros.

Em entrevista ao BNews, o presidente do Sistema Fecomércio-BA falou sobre a proporção alcançada pelo Fórum do Comércio 2023. “Nós estamos hoje com um evento transformado, um evento gestado exclusivamente para o empresário do comércio de bens, serviços e turismo. Um evento feito, pensado, para que ele possa se capacitar, discutir suas necessidades, participar com a 'mão na massa', como a gente diz, realmente, das práticas do bom trabalho”, afirmou Fernandes.

“Vamos ter uma rodada de negócios para eles [os empresários] terem a oportunidade de, com as startups, verem quais são os serviços que eles podem acessar para melhorar o desenvolvimento do seu negócio. Então, é um evento que dada a quantidade de público que vocês estão testemunhando aqui, você vê a importância do que nós fizemos”, explicou. “É um evento que com certeza vai surpreender esse ano e vai ficar aí como meta para outros anos a gente fazer ainda melhor”, emendou o porta-voz do Sistema Fercomércio-BA.

Kelsor Fernandes também comentou sobre o apoio do Poder Público ao evento. "Dessa vez estamos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento da prefeitura, do estado. Devido a importância do trabalho que nós estamos desenvolvendo, eles se sensibilizaram, sem falar na parceria super importante da CNC e do Sebrae. Sem eles, seria impossível a gente fazer esse evento”, apontou.

À reportagem, o presidente fez uma avaliação positiva da atual situação do setor. “O comércio vem se recuperando devagarinho, mas está se recuperando, gerando emprego, gerando renda, fazendo a economia girar novamente”, celebrou.

Startups

O Fórum do Comércio 2023 conta com 20 startups expositoras, entre elas a Stone, fintech brasileira de meios de pagamentos. Ao BNews, o fundador da Stone, Augusto Lins, falou sobre a participação da startup no evento. "Nós temos um apoio muito incondicional para com o comércio, com o varejo, com o empreendedor brasileiro. Nós estamos lançando aqui na feira o que nós estamos chamando de conta digital integrada dentro dos nossos POS”, comentou.

“Postos de gasolina, farmácias, estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes, todos partem do princípio de que a vida financeira tem sido separada da gestão do dia a dia”, explicou Lins.

Para o CEO, o evento representa um importante momento para a fintech. “A gente está incorporando dentro das nossas maquininhas o serviço de pagamento de conta, emissão de boleto, pagamento de boleto, controle de estoque, ou seja, nós estamos simplificando a vida do estabelecimento comercial para que ele possa vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer. Então, está sendo um momento importante aqui", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp