BNews Agro

COP26 : Brasil apoiará compromisso para limitar aquecimento global a 1,5 grau Celsius

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/11/2021, às 12h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Joaquim Leite deve anunciar, durante a rodada ministerial da conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que começa nesta segunda-feira (8), o apoio do Brasil aos países industrializados, como o Reino Unido e a Alemanha. De acordo com O Globo, o intuito é que a meta de conter o limite da temperatura em 1,5oC neste século continue sendo viável ao fim da COP26 e presente em sua declaração final. 

Com a decisão, o governo brasileiro procura desde o início da reunião convencer a comunidade internacional que se preocupa com o meio ambiente e clima. Vale lembrar que o Brasil aderiu aos compromissos de combater o desmatamento e cortar as emissões de metano, por exemplo, na semana passada. 

Entretanto, ainda conforme o jornal, a primeira iniciativa ocorreu na revisão da meta de redução das emissões de gases causadores de efeito estufa — que não aumenta ambição, mas pode corrigir uma manobra contábil que permitiria ao país emitir mais gases-estufa em 2030 do que o previamente prometido. Os posicionamentos têm o intuito de reparar a imagem do governo do presidente Jair Bolsonaro no exterior, que afeta investimentos, a credibilidade do país e pode provocar boicote a produtos brasileiros.

Leia mais 

-BNews COP-26: Veja quais são os pontos centrais para o Brasil

-BNews COP26: Salvador entra em acordo internacional com outras mil cidades

-BNews COP26: Joe Biden cochila durante cerimônia de abertura

O posicionamento na COP26 é uma iniciativa para procurar qualificar o governo a receber recursos da comunidade financeira internacional, tanto de fontes privadas como públicas. Iniciativa como esta, de defender o limite de temperatura em 1,5C até 2100, já apareceu no comunicado dos países do G20, em Roma, divulgado em 31 de outubro, o mesmo dia em que a cúpula climática começou na Escócia.

Esta é a primeira vez em que os países precisarão revisar e incrementar seus compromissos voluntários de reduzir suas emissões de gases-estufa assumidas no Acordo de Paris, de 2015. O pacto internacional vinculante almeja limitar o aquecimento global a até 2ºC em comparação aos níveis pré-industriais e, idealmente, mantê-lo inferior a 1,5ºC — patamar que os especialistas consideram essencial para evitar um cataclismo e que países industrializados.

Países como o Reino Unido vem defendendo que a nova meta, de meio grau a menos, seja a regra, com a exclusão do compromisso expresso no Acordo de Paris de fazer esforços para manter o aumento da temperatura "bem abaixo de 2oC". A China, maior poluidora do planeta e responsável por quase um quarto das emissões, manifesta resistência.

Atualmente, nenhum dos grandes emissores têm Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, os compromissos voluntários do acordo de Paris) em harmonia com os 1.5oC. O Brasil, por sua vez, defende manter a meta desde que exista equilíbrio entre os recursos dados à mitigação de gases-estufa e adaptação aos impactos climáticos e NDCs mais ambiciosas.

Há muitos pontos em aberto nas negociações da COP26 que chegam à semana derradeira e crucial, como perdas e danos, a regulamentação dos mercados de carbono e o financiamento, um dos pontos críticos da conferência. Em particular, o financiamento para a adaptação aos impactos climáticos: criado em 2010, tem apenas US$ 850 milhões alocados, recursos não apenas completamente insuficientes, mas a que os países menores têm grande dificuldade de acesso.

Outro problema que os negociadores da COP26 tentam resolver esta semana é sobre a ambição das metas. Os cientistas dizem que é preciso cortar emissões pela metade até 2030 e neutralizá-las até a metade do século, se se quiser ter chance de alcançar os 1,5oC.

Leia também 

-Jaques Wagner cobra posição do Governo Bolsonaro sobre COP 26 

-Meio Ambiente e Relações Exteriores ainda não responderam requerimento sobre planos do governo para COP26, diz Wagner

>> Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp