Brasil

Bolsonaro sanciona inclusão automática de famílias de baixa renda na tarifa social de energia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A medida foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 13/09/2021, às 07h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou uma lei que determina a inscrição automática de famílias de baixa renda como beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica. A medida foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União. A alteração na Lei nº 12.212/2010, foi aprovada pela Câmara dos Deputados no mês passado.

Com a alteração, os consumidores que atendam aos critérios devem ser incluídos de forma automática como beneficiários da Tarifa Social - que corresponde a um desconto na conta de energia concedido nos primeiros 220 quilowatts-hora (kWh) consumidos mensalmente por clientes residenciais.

De acordo com informações do G1, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou no último domingo (12) que a medida busca facilitar as inscrições no programa a partir do compartilhamento das informações do Cadastro Único (CadÚnico) pelo Executivo. 

Atualmente, os interessados precisam solicitar a inscrição por telefone ou dirigir-se à distribuidora para solicitar o benefício. "Esta Lei entra em vigor após decorridos 120 (cento e vinte) dias de sua publicação oficial", destaca a sanção desta manhã. 

Segundo o governo, o benefício é destinado a famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional. Famílias com integrantes contemplados pelo benefício de prestação continuada da assistência social (BPC) também podem ingressar no programa. 

Leia Também

BNDES suspende pagamento de financiamentos de hidrelétricas para combater crise hídrica

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp