Economia & Mercado

BNDES suspende pagamento de financiamentos de hidrelétricas para combater crise hídrica

Fernando Frazão/Agência Brasil
Medida temporária e emergencial foi comunicada pelo banco na noite da última sexta-feira (11)  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 11/09/2021, às 14h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a possibilidade de suspensão temporária de pagamentos de empréstimos tomados por geradores de energia hidrelétrica acima de 50 MW.

Segundo informe divulgado pela entidade na noite da última  sexta-feira (11), a medida, adotada em caráter emergencial, abrange um conjunto de 26 projetos e leva em consideração o momento de crise hídrica do País e os efeitos da pandemia.

A medida aprovada possibilita a suspensão de pagamento de principal e juros de até sete prestações mensais consecutivas, incorporando-as no saldo devedor, previstas para serem pagas entre os meses de setembro de 2021 e junho de 2022. 

Já nas operações estruturadas sob a modalidade Project Finance, é pré-requisito a adesão à suspensão de pagamentos por co credores que representem, no mínimo, 75% do saldo devedor do cliente, incluindo o BNDES.

“Esta nova medida é mais um exemplo de contribuição tempestiva do BNDES buscando maior resiliência para o parque gerador hidrelétrico nacional, que se depara com uma conjuntura hídrica extremamente atípica”, explica o Diretor de Crédito a Infraestrutura, Petrônio Cançado em nota publicada no site do banco.

Notícas Relacionadas 

Ministro admite que crise de energia se agravou e pede para evitar até ferro de passar

Em meio à crise hídrica, governo federal não divulga índice de risco de novo racionamento

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp