Coronavírus

Reabertura de bares e restaurantes pode ser autorizada a partir de 7 de agosto em Salvador

Arquivo/ BNews
Salões de beleza, barbearias e academias de ginásticas também poderão retomar atividades caso taxa de ocupação de leitos de UTI permaneça igual ou inferior a 70% nos próximos dias  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ BNews

Publicado em 31/07/2020, às 11h45   Leo Barsan


FacebookTwitterWhatsApp

A reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza e academias é tida como prioridade pela prefeitura de Salvador. Os estabelecimentos integram a segunda fase de retomada das atividades econômicas na capital baiana.

Em entrevista nesta sexta-feira (31), o prefeito ACM Neto (DEM) detalhou que, antes de avançar etapas relacionadas à primeira fase, o foco é ampliar o número segmentos em operação dentro dos protocolos gerais e específicos.

O gestor exemplificou as diferenças. "Ao invés de permitir mais gente dentro dos shoppings, a gente vai priorizar que bares, restaurantes, salões e academias voltem a funcionar. Mais gente em shoppings, por exemplo, faz parte de uma segunda etapa da primeira fase. Este avanço está condicionado à análise dos números pela prefeitura e pelo governo. Primeiro, voltam as atividades fechadas. Depois, permitimos a progressão da segunda etapa da fase um", disse ACM Neto. Outro exemplo é a ampliação das vagas de estacionamentos em shoppings - hoje permitidas ao limite de 50%.

No cenário mais animador, a segunda fase pode ser ativada em 7 de agosto desde que a taxa de ocupação de leitos de UTI permaneça igual ou inferior a 70%. "Não precisa ser por cinco dias consecutivos. Ontem (quinta-feira), registramos 68% de ocupação. Se houver variação para mais, a gente não precisa reiniciar a contagem. Mas, até a próxima sexta-feira (7), precisaremos ter contado cinco dias com taxa igual ou inferior a 70% para permitir a ativação da segunda fase, quando serão abertos bares, restaurantes, salões de beleza e academias", detalhou. ACM Neto reforçou ainda que haverá sempre intervalo mínimo de 15 dias entre as fases.

O protocolo de ativação da segunda fase será finalizado ainda nesta sexta-feira e publicado até a próxima segunda (3). "Haverá tempo hábil para que os empreendedores se organizem para o retorno", previu o prefeito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp