Economia & Mercado

Black Friday: Fecomércio-BA projeta que novembro deve registrar alta nas vendas de 5,4% na Bahia

Rovena Rosa/ Agência Brasil
Entidade acredita que 13º salário deve aquecer vendas no comércio  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/ Agência Brasil

Publicado em 01/11/2021, às 13h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Fecomércio-BA projeta que o comércio varejista baiano deve registrar crescimento de 5,4% nas vendas em novembro, segundo mês mais importante para o setor no ano, marcado pela Black Friday - que inaugura a temporada de compras natalícias com série de promoções em diversos segmentos do comércio. 

Na avaliação de Guilherme Dietze, consultor econômico da instituição, mesmo comparando com o mesmo período de 2019, pré-pandemia, o comércio tende a ter um resultado positivo de 5,9%. Para ele, um dos principais fatores para o desempenho favorável esperado é a injeção do 13º salário, com a primeira parcela a ser paga até o dia 30 do mês.

“Muitos trabalhadores já tiveram o seu 13º salário adiantado no início do ano, porém o maior volume é, de fato, no final do ano”, pontua. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, a Bahia possui atualmente 1,8 milhão de trabalhadores com carteira assinada, 100 mil a mais do que em relação a 2020. 

Assim, um maior contingente de pessoas deve receber o 13º salário - mesmo que seja de forma proporcional. No entanto, em Salvador, por exemplo, há recorde de famílias endividadas e inadimplentes, como mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Fecomércio-BA.

“Desta forma, parte – ainda a saber o percentual – será destinada a pagamento de contas e dívidas, mas haverá um montante reservado para as compras de fim de ano, estimulando as vendas”, esclarece Dietze. Dos setores mais ligados a Black Friday, o destaque das projeções de vendas é das lojas de vestuário, tecidos e calçados, com alta anual de 10,5%. 

Segundo a entidade, os estoques remanescentes da pandemia ainda estão altos e, com isso, o empresário precisa colocar preços mais baixos para atrair os consumidores.Outro destaque é para o setor de móveis e decoração com a alta esperada de 9,6%. Como também os supermercados com crescimento projetado de 6,2%.

“A inflação trouxe um fôlego a menos para os consumidores. A Black Friday pode ser um momento de conseguir bons descontos e amenizar um pouco os impactos da inflação”, destaca o economista. As concessionárias de veículos e motos devem crescer 25,2%, a maior alta projetada no mês entre os segmentos. 

Contudo, tradicionalmente, não é uma atividade muito ligada à Black Friday, pois envolve bens duráveis e mais caros. As demais altas devem ser de: supermercado (6,2%), outras atividades do comércio (4,4%) e farmácias e perfumarias (2,9%).

Somente dois segmentos devem apontar para o negativo, segundo o modelo de projeção: eletrodomésticos e eletrônicos (-3,3%) e materiais de construção (-0,6%). Não muito a se preocupar por conta da base forte de comparação, pois os dois setores atingiram recorde de faturamento para o mês, em novembro de 2020.

O economista adverte que o levantamento não trata do varejo eletrônico, somente das vendas nas lojas físicas. "Embora o e-commerce tenha crescido nos últimos anos, tem uma parcela de participação relativamente pequena, de 5% das vendas do comércio", salienta.

Leia Também

Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial

Economia discutiu novo Bolsa Família com dados incertos, mostram documentos

CDL espera que vendas no final de 2021 superem mesmo período de 2019

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp