Política

Chocolate baiano é escolhido um dos melhores do mundo e reacende debate sobre percentual mínimo de cacau

Divulgação
No concurso, ele foi avaliado por um júri de especialistas, analistas sensoriais e personalidades gastronômicas mundiais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/06/2021, às 18h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O chocolate Bahia Terra da Felicidade, da marca ChOr, sediada em Ilhéus, foi um dos vencedores do Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021. A premiação é concedida pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas (AVPA), organização sediada em Paris que é referência em concursos internacionais de produtos excepcionais feitos no país de origem.

O produto vencedor é um chocolate ao leite mais intenso, o “dark milk” com 55% de concentração de cacau. No concurso, ele foi avaliado por um júri de especialistas, analistas sensoriais e personalidades gastronômicas mundiais.

Diante da conquista, a deputada federal Lídice da Mata defendeu, em pronunciamento na Câmara na quarta-feira (23), a retomada das discussões sobre um percentual mínimo de cacau como matéria-prima do chocolate. 

“No Senado, fui autora do projeto que previa mínimo de 35% de massa cacau em todo chocolate produzido e comercializado no Brasil. Este mesmo texto está na Câmara para discussão e votação, pois creio que agregará valor aos produtos brasileiros, tornando-os mais competitivos no mercado externo. Além disso, pode representar um novo ciclo na região cacaueira, que é dotada de grande potencial turístico”, lembrou Lídice.

Ela destaca que cidades litorâneas como Ilhéus e Itacaré, assim como outras do entorno, podem se beneficiar com a medida, pois seriam referências turísticas também do chocolate, como é o caso de Gramado. “Isso beneficia ainda tanto o agronegócio como a agricultura familiar, pois há vários projetos de cacauicultura orgânica na região”, frisou.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp