Educação

Baiana é aprovada em primeiro lugar no curso de medicina na USP e Unicamp

Publicado em 06/02/2015, às 14h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Aos 18 anos, a estudante baiana Ana Luisa Rocha foi aprovada em primeiro lugar no curso de medicina, em duas universidades paulistas. Ela obteve a maior nota entre todos os candidatos nos vestibulares da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ana Luisa escolheu estudar na USP. "Insisti na minha meta de estudar em São Paulo e passei a me dedicar integralmente aos estudos no cursinho com foco na USP e Unicamp", contou a jovem, que saiu do colégio em junho de 2014.
Ana Luisa, que mora em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, fez o ensino médio no Colégio Militar de Salvador, uma escola pública federal, e dois anos de cursinho pré-vestibular. Ela também foi aprovada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). De acordo com o G1, esta não foi a primeira vez que a estudante viu seu nome nas chamadas das instituições. Quando ainda cursava o segundo ano do ensino médio, seu primeiro ano no cursinho pré-vestibular Interseção, no bairro da Pituba, Ana Luisa foi aprovada na UFBA e Uneb.
Ela conta que acordava às 6h, estudava até as 11h30, almoçava, ia para o cursinho e lá ficava até às 19h10, voltava para casa e seguia com seus estudos até às 23h. "Como não tinha disponível o tempo desejado para estudar, tive que aprender a fazer um bom aproveitamento do tempo", afirma a jovem, que aos fins de semana ainda ia ao cursinho para fazer simulados e treinar redação.
Ana Luisa diz que escolher entre USP e Unicamp não foi uma tarefa fácil. A vontade de seus pais era que a estudante escolhesse uma das universidades da Bahia, enquanto ela desejava estudar em uma das instituições paulistas. "Meus pais me falaram muito para não ir, por causa dos casos de violência que têm sido mostrados na USP, mas eles acabaram entendendo que era importante para mim", explica a estudante, que viu o Hospital das Clínicas de São Paulo como diferencial na decisão.
Para os estudantes, Ana Luisa manda uma dica. "Acredito que o essencial para os vestibulandos é se conhecer e saber qual o seu melhor método de estudo, o que os faz render mais", explica a jovem, que acredita em pausas estratégicas para não perder o foco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp