Educação

Projeto leva a prática esportiva à rede municipal de ensino de Conde

Publicado em 08/08/2015, às 23h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Fomentar a cultura de paz, mitigar os índices de violência e promover a inclusão social a partir da prática esportiva e recreativa para alunos da rede pública de ensino do município de Conde. Esses são os objetivos do projeto "Fazer Acontecer o Esporte no Litoral", apoiado pela Concessionária Litoral Norte (CLN), Instituto Invepar e realizado pelo Instituto Fazer Acontecer em parceria com a organização internacional Football for Hope.

Cerca de 60 crianças e adolescentes, com idades entre oito e 17 anos, participam das atividades propostas pela iniciativa. A metodologia adotada permite que os próprios alunos definam, em comum acordo, as regras e o modelo de pontuação do jogo, cujo vencedor nem sempre é aquele que marca mais pontos. As equipes são mistas, valorizando a questão do gênero, e as partidas são marcadas pela presença de mediadores e não de árbitros, como acontece nas modalidades esportivas.

De acordo com a diretora do Instituto Invepar, Claudia Jeunon, o "Fazer Acontecer o Esporte no Litoral" está alinhado com as diretrizes do Instituto Invepar de apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento das comunidades do entorno das operações das concessionárias, nas áreas de educação, meio ambiente, esporte e cultura. "O projeto ratifica nosso compromisso em promover atividades baseadas em valores que contribuam para a promoção social, saúde, educação e lazer, o que vai ao encontro do que acreditamos na promoção do desenvolvimento humano", explica.

Segundo o coordenador executivo do Instituto Fazer Acontecer, Renato Paes de Andrade, os professores habilitados pelo programa passam por capacitação prévia, seguindo uma metodologia específica. "Os educadores, todos da rede pública, foram capacitados e seguem práticas de ensino específicas durante as aulas, explorando com os alunos temas relacionados a princípios como solidariedade, honestidade, respeito e cooperação", afirma.

Adailson Diniz é um dos 30 educadores qualificados pela ação no município e confessa a satisfação em participar, pela primeira vez, de uma iniciativa com tal dimensão e voltada para o fim social. "É excelente para a comunidade, principalmente porque aproveita o horário em que o aluno de baixa renda não está em sala, e poderia se deixar levar por situações de vulnerabilidade social", complementa o professor.

O "Fazer Acontecer o Esporte no Litoral" envolve mais de 300 pessoas, incluindo estudantes e educadores dos municípios de Conde, Mata de São João e Camaçari. Em dezembro deste ano, será realizada a terceira e última fase do projeto, com um evento de intercâmbio entre os participantes de todos os municípios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp