Educação

Alunos da rede estadual se preparam para Enem com aulões de revisão

Publicado em 12/09/2015, às 13h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Estudantes da rede pública do estado são preparados para prestar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com aulões de revisões nas escolas estaduais. Entre eles, estão os alunos do Colégio Estadual Raphael Serra Vale, no bairro da Pituba, em Salvador, que foram à instituição neste sábado (12) especialmente para assistir a aulas de Matemática, durante toda a manhã. 
Eles participam do projeto da escola de reforçar os conhecimentos para o Enem com sábados temáticos - separados por disciplinas nas áreas de Humanas, Exatas e Linguagens -, destinados a aprimorar os estudos de sala de aula, além de resolverem as provas aplicadas nos últimos quatro anos. 
Na escola, os cerca de 300 alunos do 3º ano do ensino médio estão recebendo atenção especial nessa fase e os inscritos para os aulões são separados em salas com um número de até 30 estudantes, a fim de que todos possam receber uma atenção individualizada e ter a evolução acompanhada pelos professores e monitores. 
O projeto também é resultado de uma parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), na qual estudantes formandos dos cursos de Exatas da instituição atuam como monitores, apoiando os ensinamentos dos professores da rede estadual. Para o diretor do Colégio Raphael Serra Vale, Ramilton Cordeiro, os aulões são resultados de estímulos dados aos alunos durante todo o ano e funcionam como uma espécie de reforço, além de ser uma forma de abrir o horizonte de expectativas e possibilidades de um futuro melhor.
“Eu fui estudante de escola pública e me graduei, assim como meu irmão. Eu acredito no ensino público de qualidade, como capaz de formar jovens prontos não só para o Enem, mas para qualquer processo seletivo que eles possam participar. Por isso, estimulamos os meninos e meninas a estudarem, prestar os testes, e sonhar com o futuro que quiserem”, afirmou o diretor. 
Neste sábado dedicado à Matemática, a professora da disciplina do colégio, Ana Paula Jambeiro, acompanhou de perto as atividades dos alunos e monitores e acredita que a metodologia das provas é algo que também pode ser ensinado aos meninos. “É importante também que eles resolvam os cadernos do Enem dos anos anteriores e desenvolvam as habilidades de pensar diferente, desenvolver raciocínio lógico, que é algo que está além do livros”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp