Educação

Enem: alunos enfrentam redação neste domingo de prova

Publicado em 06/11/2016, às 07h38   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Neste domingo (6), os alunos que irão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão mais um desafio: a temida redação. No sábado (5), o exame exigiu de conhecimentos em física e química, e maior ênfase em sociologia e filosofia. Hoje, os candidatos terão cinco horas e meia para responder a 45 perguntas de matemática, 45 questões de linguagens e a prova de redação.
O que levar
Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.
Nas últimas edições do Enem, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais. O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.
Neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas. O Ministério da Educação informou que também haverá fiscalização dos lanches dos candidatos.
Ao receber a prova, é importante que o estudante verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. É recomendado ler e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp