Educação

UPAs de Salvador farão atendimento a vítimas de queimaduras neste São João

Publicado em 21/06/2017, às 23h10   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Quem necessitar de atendimentos de urgência e emergência 24h durante o feriadão de São João para ocorrências de queimaduras poderá procurar também as unidades municipais de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizam esse serviço as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Valéria, Adroaldo Albergaria (Periperi), Pirajá, San Martin, Vale dos Barris, Brotas, Hélio Machado (Itapuã), Paripe e São Cristóvão, além dos Pronto Atendimentos (PAs) São Marcos, Alfredo Bureau (Marback), Edson Teixeira (Arenoso), Maria Conceição Santiago Imbassahy (Pau Miúdo) e Rodrigo Argolo (Tancredo Neves). A Central do Samu estará em esquema de plantão todos os dias, inclusive dando apoio ao São João do Pelourinho.

De acordo com o coordenador médico do Samu, Antônio Carlos Fernandes, além de provocar queimaduras e mutilações, os fogos e explosivos podem deixar outras sequelas graves e irreversíveis, como perda de tecidos, membros e até mesmo a própria vida. O médico explica que cada tipo de queimadura requer um cuidado específico, a depender do agente causador, da extensão e da profundidade dos ferimentos. Para tanto, ele avisa que, quando acontecer um acidente, não deve ser realizado qualquer procedimento por familiares e amigos.

"Não devemos colocar nada no local queimado. As pessoas que costumam colocar manteiga, pasta de dente ou pomada existente em casa devem saber que isso só pode prejudicar o acidentado em questão. Outra coisa que deve ser evitada é a aplicação de gelo, pois pode dificultar a circulação do sangue. O máximo que a pessoa pode fazer é colocar a ferida em uma água corrente e levar para um posto médico ou ligar para o número 192, para mais orientações. Quanto menos manipular a região queimada antes de levar ao serviço médico, melhor", disse.

Cuidado com as crianças – Segundo Fernandes, as crianças são as mais atingidas nesse período pelos problemas causados por queimaduras. "As crianças tendem a se interessar mais pelos fogos e ficam próximas deles ou manuseiam sem qualquer tipo de supervisão. Essa falta de acompanhamento acaba resultando em alguns acidentes. Outra situação recorrente é o transporte dessas 'bombinhas' nos bolsos. Se uma faísca cair perto da caixa pode estourar todas e, consequentemente, queimar a criança", completa.

Problemas respiratórios – O coordenador da Samu avisa que a fumaça lançada pelos fogos pode ser um problema à saúde de todos, provocando quadros de asma e grave estado de intoxicação. A fumaça é irritante para os olhos, nariz e garganta, e o cheiro pode provocar enjoos.

"Esses gases podem obstruir as vias áreas e, consequentemente, provocar falta de ar. Se começou a tossir, é preciso ligar o sinal amarelo e se afastar do local onde estão sendo produzidos os gases. Pessoas com problemas respiratórios, idosos e crianças tendem a ter uma sensibilidade maior", alerta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp