Educação

Em parceria com Google e SmartLab, prefeitura lança terceiro Escolab em Coutos

Divulgação / Secom / Prefeitura de Salvador
Na matrícula, a direção do Subúrbio 360 prioriza alunos que são das escolas municipais próximas do empreendimento  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Secom / Prefeitura de Salvador

Publicado em 26/01/2018, às 11h03   Redação BNews



Nesta sexta-feira (26), foi inaugurado no bairro de Coutos, em Salvador, o Subúrbio 360, um espaço multiuso que oferecerá para alunos da rede municipal e de toda comunidade atividades educativas gratuitas para comunidade local.

Em parceria com o Google e a SmartLab, a prefeitura lançou no espaço, o Escolab – Escola Laboratório, com objetivo de ampliar a oferta de educação integral na rede municipal com foco na utilização da tecnologia, experimentação e inovação.

Segundo o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, serão desenvolvidas atividades educativas com o uso de jogos de raciocínio lógico e linguagem, experimentações artísticas e científicas, tudo com o uso de tablets e até impressoras tridimensionais.

“Estamos com processo de matrículas abertas. Um projeto desses tem que funcionar. Tem um modelo de aprendizagem híbrida. A gente tem todo um trabalho de uma plataforma de informática, de tablet, laboratório de robótica, impressora 3D. Todo um modelo novo onde a gente traz as concepções modernas para às cabeças das nossas crianças”, disse Barral.

Esta é a terceira unidade do projeto. Dois Escolabs já funcionam na Escola Municipal Cid Passos, em Coutos, e no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca, na Boca do Rio, com capacidade para atender a cerca de dois mil alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano). Outros cinco estão em fase de licitação para construção em outras regiões da cidade.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, cerca de 1,5 mil pessoas devem utilizar mensalmente a estrutura do Subúrbio 360, a maior parte crianças.  Desse total, 550 possuem entre 6 e 12 anos e vão estudar de segunda a sexta nas 22 turmas da Escolab (11 pela manhã e 11 pela tarde), das 8h às 17h.

Esses 550 alunos frequentam a escola normal pela manhã ou pela tarde e, no contraturno, se dirigem à Escolab. Assim, têm educação em tempo integral e com acompanhamento pedagógico, aproveitando toda a estrutura oferecida pelo Subúrbio 360. Isso com direito a refeição, lanche e até banho para ir à escola ou quando chegarem à Escolab. 

Na matrícula, a direção do Subúrbio 360 prioriza alunos que são das escolas municipais Graciliano Ramos, Álvaro Vasconcelos da Rocha, Professor Ítalo Gaudenzi e Fazenda Coutos, pois estão próximas do empreendimento. Mas se todas as vagas não forem preenchidas, estudantes de outras unidades poderão fazer a inscrição.

Informações do repórter Guilherme Reis

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp