Educação

Alunos de escolas estaduais em Salvador começam ano letivo sem fardamento; Secretaria esclarece

Reprodução
Tem colégio em que os estudantes foram orientados pela direção a comprarem a farda antiga e em outros os alunos não receberam livros   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/03/2018, às 09h41   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

O ano letivo nas escolas estaduais em Salvador começou há quase dois meses, mais precisamente no dia 5 de fevereiro, e até o momento, os alunos ainda não receberam o fardamento. A reportagem do BNews foi procurada por pais e também pelos próprios estudantes que relataram a falta das fardas neste ano. 

Alunos da Escola Estadual Clériston Andrade, no bairro de Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, afirmam que o prazo dado pela direção para entrega é o mês de abril. Já no Colégio Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza, no mesmo bairro, os pais dos estudantes garantem que nenhuma data foi informada e os filhos seguem sem previsão para receber o fardamento. 

Mas, a situação é ainda pior no Colégio Estadual Góes Calmon, em Brotas. Segundo os pais que entraram em contato com a reportagem, além da falta de fardamento neste ano, os alunos também não receberam os livros necessários para utilização durante o ano letivo. "Nós procuramos à direção da escola, que disse não ter uma data prevista para receber os materiais", contou um dos denunciantes ao BNews

Situação que também se repete no Colégio Estadual Ana Bernardes, no bairro de Cajazeiras 6. "Os alunos estão usando livros emprestados. Eles pegam durante as aulas e depois devolvem, porque não há livro suficiente para todos", revela o responsável por uma aluna da escola que também sofre com a falta de fardamento. 

Nesta instituição, o caso é ainda mais grave. "Ela não recebeu fardamento do governo. Durante uma reunião no início do ano, a diretora da instituição disse que não foi repassado fardamento. Com isso, os pais dos alunos foram orientados a comprar fardamento em um local que está produzindo camisas da farda. No entanto, não são as camisas do estado. Os estudantes estão usando a farda que todos usavam antes da implantação da farda do governo. É uma camiseta verde, com o nome da escola. Ou seja, adotaram o fardamento antigo porque não tem o do governo". O valor da farda é de R$ 11. 

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação, que se mostrou surpresa com o atraso na entrega dos livros do colégio em Brotas. "A distribuição de livros é feita diretamente pelo Ministério da Educação (MEC), por meio dos Correios. A Secretaria da Educação está orientando a direção da escola sobre como solicitar a reserva técnica e fará o acompanhamento da entrega", garantiu. 

Já sobre o fardamento, problema ocorrido em diversas escolas, o órgão revela que o material ainda nem foi adquirido por causa de uma imbróglio judicial. "Quanto ao fardamento escolar, esclarece que concluiu a licitação para contratação da empresa que fornecerá as camisas, mas devido ao Mandado de Segurança impetrado por uma empresa desclassificada, a Secretaria aguarda a decisão judicial para assinar o contrato e iniciar a aquisição e distribuição do novo fardamento escolar", explica. 

Questionada sobre um prazo para resolução do "problema", a Secretaria garante que está todo tomando todas as medidas possíveis para agilizar o processo e distirbuir o fardamento aos alunos o quanto antes. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp