Educação

Estudo indica alta chance de fraude em mil provas do Enem

Divulgação
Até hoje, o Inep (responsável pelo Enem) e a Polícia Federal confirmaram apenas 14 casos de fraude  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/04/2018, às 06h26   Redação BNews



Um análise estatística aponta alta chance de ter ocorrido fraude em ao menos 1.125 provas do Enem, exame nacional de seleção para universidades públicas. 

Segundo a Folha, esses testes estão dentro de grupos com padrão de respostas tão semelhantes entre si que é improvável não ter ocorrido cola. Segundo modelo desenvolvido pela Folha, a probabilidade de essas provas serem parecidas por acaso é de ao menos uma em mil. Seria preciso repetir o exame mil vezes para que duas provas, sem interferência, fossem tão parecidas com as suspeitas. 

O estudo identificou tanto duplas de provas muito parecidas, o que indica cola rudimentar, quanto grupos com até 67 suspeitos, sugerindo esquema mais sofisticado de transmissão de respostas. 

A pesquisa só considera alunos que ficaram nos 10% das melhores notas, entre 2011 e 2016, o que representa três milhões de exames analisados. Até hoje, o Inep (responsável pelo Enem) e a Polícia Federal confirmaram apenas 14 casos de fraude. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp