Educação

AMA entrega materiais pedagógicos voltados para alunos com autismo da Rede Municipal

Divulgação
Mais de mil itens ficarão numa sala de Atendimento Educacional Especializado   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/12/2019, às 20h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA) fez a entrega oficial de materiais pedagógicos para a Secretaria Municipal de Educação (Smed), nesta segunda-feira (9), que servirá de suporte no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças autistas da Rede. Mais de mil itens ficarão numa sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), à disposição dos professores para que eles sejam multiplicadores desses recursos. 

O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, afirmou que a cerimônia consolida, ainda mais, o termo de cooperação técnica entre a Smed e a instituição AMA. Nesse termo a Secretaria tem dois convênios, um para cessão de profissionais e outro onde prevê essa troca de experiências e conteúdos. 

“Além de a Associação fazer um trabalho de formação dos nossos professores e de contribuir com a evolução das nossas crianças, hoje entrega à rede municipal um conteúdo para o trabalho de desenvolvimento cognitivo e motor das crianças com autismo. Vamos iniciar um piloto dentro da rede pra que a gente realmente traga essa tecnologia para as nossas escolas e possa, inclusive, somar às causas de inclusão de fato e de direito, não apenas de discurso”, disse.  

A fundadora da AMA, Rita Brasil, ressaltou que dentre as ações desenvolvidas pela Associação durante o ano letivo, uma delas é a entrega desses recursos que serão utilizados desde a fase inicial até o processo de alfabetização. “O objetivo é que os alunos possam não somente trabalhar as condições motoras, mas cognitivas, afetivas, sociais, de autonomia e também de comunicação. Muitos desses recursos que tem aqui hoje foram peças iniciais utilizadas com meu filho que também é autista, quando nós partimos para formar a Associação reunimos todos eles, não somente construídos por mim, mas também elaborados pela equipe técnica de professores, coordenadores da instituição”, explicou Rita.

A Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA) é a única organização da sociedade civil do estado a atender exclusivamente pessoas com autismo. Recentemente a instituição fechou uma parceria com a Prefeitura. Quando o vice-prefeito Bruno Reis assinou um Termo de Fomento destinando R$ 380.478,70 à instituição, tornando viável a manutenção e custeio de atividades especializadas para pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A AMA atende 236 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos (2 e 37 anos de idade).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp